A possível falta de veículos para o transporte dos conselheiros tutelares recém-eleitos será o primeiro tema de debate na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos em 2024. No primeiro encontro ordinário da comissão, nesta quarta-feira (7), os vereadores aprovaram o pedido de Wilian Tonezi (PRD) para tratar dessa pauta na próxima reunião do grupo, agendada para o dia 21 de fevereiro. Representantes da Secretaria de Assistência Social (SAS) e dos cinco conselhos tutelares de Joinville estão convidados para a reunião.

No pedido do encontro, Tonezi considera que falta infraestrutura para o Conselho Tutelar desempenhar as atividades em Joinville. O vereador também justifica o pedido devido ao aumento no número de conselheiros no município, de 15 para 25 nas eleições de 2023. Conforme Tonezi, os conselheiros têm à disposição três veículos para as atividades ordinárias e um para plantões.

A reunião está marcada para o dia 21 de fevereiro, às 14h, no Plenarinho.

Conselhos Tutelares

Eleição para definição dos conselheiros tutelares ocorreu em 1º de outubro do ano passado. Mais de 18 mil joinvilenses se concentraram no Centreventos Cau Hansen e no Expocentro Edmundo Dowbrava para participar da eleição, que contou com urnas eletrônicas / Foto: Mauro Arthur Schlieck

Em outubro do ano passado, mais de 18 mil joinvilenses, conforme dados da Prefeitura de Joinville, votaram para escolher os 25 conselheiros tutelares que devem atuar nos cinco Conselhos Tutelares da cidade no mandato 2024-2028.

A instituição de cinco Conselhos Tutelares e de 25 conselheiros em Joinville foi sancionada pela Lei Municipal 9.393/2023.

Os cinco Conselhos Tutelares têm as seguintes áreas de abrangência:

– Conselho Tutelar 1: Paranaguamirim, Ulysses Guimarães, Jarivatuba, Adhemar Garcia, Parque Guarani e João Costa

– Conselho Tutelar 2: Centro, Anita Garibaldi, Bucarein, Guanabara, Fátima, Atiradores, Itaum, América, Saguaçu, Glória, Boa Vista, Iririú e São Marcos.

– Conselho Tutelar 3: Itinga, Boehmerwald, Profipo, Santa Catarina, Petrópolis, Nova Brasília, Morro do Meio e Floresta.

– Conselho Tutelar 4: Vila Nova, Costa e Silva, Santo Antônio, Zona Industrial Norte, Jardim Sofia, Pirabeiraba, Dona Francisca, Rio Bonito e Bom Retiro.

– Conselho Tutelar 5: Aventureiro, Comasa, Espinheiros, Jardim Iririú, Jardim Paraíso e Vila Cubatão.

Mapa da abrangência de atuação de cada um dos cinco conselhos tutelares / Arte: Divisão de Jornalismo da CVJ

Cemitérios

A comissão também agendou um debate sobre o andamento das obras nos cemitérios de Joinville. O encontro está marcado para o dia 6 de março e deve contar com a presença de representantes da Secretaria de Meio Ambiente (Sama), responsável pela manutenção dos cemitérios municipais.