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Projeto de Lei alerta sobre riscos da automedicação

O vereador Belini Meurer protocolou nesta semana novo projeto de lei, que dispõe sobre a afixação de placa informativa em farmácias e drogarias, contendo advertência quanto aos riscos da automedicação. Belini destaca que esta prática é muito comum no Brasil.

A maioria das pessoas não sabe que tomar remédios por conta própria pode trazer diversos efeitos colaterais à saúde.

Existem três situações de risco da automedicação: a primeira, é o efeito cumulativo, quando uma pessoa consome grande quantidade de um determinado remédio por muito tempo. Outra situação é a superdosagem, que pode causar intoxicações graves e provocar reações adversas. Por último, o risco da baixa dosagem. Nos antibióticos, por exemplo, a dosagem menor do que a necessária, em vez de destruir, acaba dando resistência à bactéria, e o medicamento fica sem efeito.

Conforme projeto do vereador, as placas de advertência deverão ser afixadas em local visível, próximas ao local de venda, objetivando a conscientização permanentemente da população. O projeto será remetido às comissões técnicas para análise. Ainda não há previsão de chegada a plenário para deliberação.

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Colaborou Renata Oliveira.
Mais informações no blog do vereador

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Correspondência do Ministério da Saúde

A Câmara de Vereadores de Joinville recebeu a seguinte correspondência em 8/02/2011 do Ministério da Saúde: Informamos a liberação de recursos financeiros do Fundo Nacional de Saúde em cumprimento ao art. 1º da Lei nº 9.452, de 20/03/1997, conforme dados:

Beneficiário: Fundo Municipal de Saúde de Joinville

Programa: Pagamento de PAB fixo. Valor bruto R$ 7.845. Competência 07/2010 e 08/2010.

*O Piso de Atenção Básica (PAB) consiste em recursos financeiros destinados a investimentos de procedimentos e ações de assistência básica, tipicamente municipal.

Essas informações encontram-se no sítio: www.fns.saude.gov.br

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Odir representa a Câmara em cerimônia na CDL

Nova diretoria foi empossada ontem

Na noite de terça-feira, dia 8, a nova diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville tomou posse. O presidente do Legislativo, vereador Odir Nunes, entre outras autoridades, prestigiaram a cerimônia. A CDL está sob o comando de Carlos Antônio Grendene, eleito para o biênio 2011-2012.

O palco da festa foi a Sociedade Harmonia-Lyra. Personalidades foram homenageadas com o Prêmio Mérito Lojista, concedidos a lideranças com relevantes serviços prestados à comunidade. Após as premiações e a apresentação dos novos diretores, os convidados participaram de um jantar comemorativo.{jcomments on}

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Comissão de Saúde discutirá uma solução para a Adej

Após tomarem conhecimento das sérias dificuldades financeiras que está atravessando a Associação dos Deficientes de Joinville (Adej), durante visita a entidade feita na manhã desta quarta-feira, dia 9, os vereadores Adilson Mariano e Roberto Bisoni, da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Joinville, convidarão representantes da Promotur, Centreventos Cau Hansen, Hospital São José e Procuradoria da prefeitura para participarem da comissão, no próximo dia 2 de março. O objetivo é agilizar o processo de concessão que permita a Adej explorar financeiramente os estacionamentos destes locais e com isso ter recursos para continuar prestando mais 800 atendimento/mês aos portadores de necessidades especiais e manter os custos de manutenção da sede da entidade.

Em um ano, a Adej já acumula um déficit financeiro que ultrapassa a R$ 60 mil. Os custos mensais da associação somam R$ 23 mil. Hoje as fontes de recursos da entidade são oriundas do estacionamento da sede da prefeitura, da Arena Joinville (de onde sai um percentual para a Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville – Felej) e doações que somam R$ 10 mil/mês. A Adej presta atendimento de reabilitação, inclusão social, além de acompanhamento psicológico, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Fisioterapia e aulas de alfabetização, teatro e tem cadastrados 2 mil deficientes físicos.{jcomments on}

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Mesa Diretora suspende sessões itinerantes

As sessões itinerantes, aquelas realizadas mensalmente em cada bairro da cidade, estão suspensas até segunda ordem. Por proposição da Mesa Diretora aprovada em plenário, as sessões não ocorrerão até a aprovação do novo Regimento Interno. O presidente, vereador Odir Nunes, solicitou aos demais vereadores e suas respectivas assessorias empenho para analisar o atual regimento e formular ideias para a conclusão do novo.

Cancelada audiência sobre o IPTU

Na sessão desta terça-feira, também foi abordada a audiência pública referente ao novo modelo de cobrança do IPTU, que ocorreria amanhã, dia 9, mas que foi cancelada. Por oito votos a quatro, o ofício do Executivo Municipal, solicitando o cancelamento da audiência, foi aprovado. Para os vereadores que votaram a favor do cancelamento da audiência, o ideal é debater o tema primeiramente nas comissões técnicas, para, depois, realizar audiência pública.

Cargo de segundo-secretário continuará vago

A sessão também foi suspensa por dois minutos para a eleição do segundo-secretário da Mesa Diretora, conforme o Regimento Interno. Após a conversa entre as bancadas, nenhum vereador se candidatou. Portanto, o cargo está vago.{jcomments on}

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br