• Sessão Especial 26/04/2017
Blog da LOT

Câmara debate calendário oficial; Carnaval é destaque

A Câmara de Vereadores de Joinville fez, na noite de terça-feira (12), audiência pública para debater sete projetos que tem como objetivo a criação de datas comemorativas no município. Foi debatido também um projeto mais amplo, o Projeto de Lei 34/2017, de autoria do vereador Rodrigo Fachini (PMDB), que pretende instituir o calendário oficial de datas, comemorativas, eventos e feriados em Joinville. 

Carnaval

O projeto mais debatido na audiência foi o PL 33/2017, de autoria do vereador Rodrigo Fachini, que pretende incluir nas festividades comemorativas ao carnaval no calendário oficial do município de Joinville. Representantes de blocos de carnaval e escolas de samba estavam presentes na audiência e deram sua opinião sobre o projeto.

Mônica Kinder, representante da escola de samba Príncipes do Samba, afirmou que foi uma perda a retirada, este ano, dos incentivos para o carnaval de Joinville. “Esse projeto de lei coloca de volta o carnaval em pauta e mostra a importância cultural desta festa”, disse.

Para Marta Pires, presidente da Liga da Sociedade Joinvilense, é importante olhar pela cultura. “É muito importante o carnaval estar oficialmente no calendário; as pessoas lutam o ano inteiro para mostrar um pouco de alegria e cultura”, opinou.

O representante da Escola de Samba Unidos da Diversidade Rogério Souza destacou que Joinville tem sim carnaval. “Diziam que o povo de Joinville não gostava de carnaval. Bem, em 2015, em apenas um dia 30 mil pessoas estavam na avenida”, exemplificou.

Outras datas

Confira abaixo outras datas comemorativas que foram debatidas na audiência pública:
- PLC 5/2017, de autoria do vereador Fábio Dalonso (PSD), que cria o dia do veterano do Exército do 62º B.I.;
- PL 20/2017, de autoria do vereador Rodrigo Coelho (PSB), que cria a Semana Municipal da Transparência e Combate à Corrupção;
- PL 23/2017, de autoria do vereador Fernando Krelling (PMDB), que inclui no calendário oficial de eventos do Município a Semana Municipal da pessoa com deficiência visual ou baixa visão;
- PL 24/2017, de autoria do vereador Rodrigo Coelho (PSB), que inclui no Calendário Oficial Cultural do Município de Joinville a Feira do Príncipe;
- PL 35/2017, de autoria do vereador Rodrigo Fachini, que inclui a Noite Cultural Inclusiva no calendário oficial do município de Joinville;
-PL 40/2017, do vereador Adilson Girardi, que institui a Semana Municipal de Comemoração à Criação do Bairro Vila Nova.

Os projetos de lei seguem agora para análisa nas comissões técnicas, e depois, serão votados em Plenário. 

Texto: Jornalismo CVJ, por Marina Bosio / Foto: Daniel Tonet

Escola do Legislativo

Escola do Legislativo

A Escola do Legislativo da Câmara de Joinville oferece capacitação técnica-administrativa para servidores públicos, agentes políticos e cidadãos. É também responsável por projetos institucionais como Legislativo Vai à Escola, Prêmio Jovem Autor e Câmara Mirim.

Saiba mais

Legislativo Vai à Escola

Programa Legislativo Vai à Escola

Câmara Mirim

Programa Câmara Mirim

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br