• Sessão Especial 26/04/2017
Blog da LOT

IFSC vai fazer projeto de novo campus na Zona Sul de Joinville

Mesmo sem previsão no orçamento, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) se comprometeu a estudar a viabilidade de instalar mais um campus em Joinville, na Zona Sul.

A reitora Maria Clara Kaschny recebeu vereadores e deputados estaduais nesta terça-feira (11), em Florianópolis.

“A gente quer ter outras ofertas (de vagas) em Joinville. (...) A cidade ainda é muito carente em vagas (de ensino) públicas”, disse a reitora.

Além de estrutura, a direção do IFSC disse precisar de liberação do governo federal para contratar professores. Para isso, Maria Clara pediu apoio o dos parlamentares.

A reunião, encabeçada pelo presidente da Comissão de Educação da Câmara, Claudio Aragão (PMDB) - autor de moção de pedido do campus-, teve participação dos vereadores Wilson Paraíba (PSB), Odir Nunes (PSDB) e Tânia Larson (SD); e dos deputados estaduais Patrício Destro, Darci de Matos, Dirce Dresh e Luciane Carminatti, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de SC.

Se conseguir novos professores, o instituto poderá ofertar vagas de cursos de capacitação do Mediotec (antigo Pronatec) na cidade, usando a estrutura existente da Fundamas e da Escola Monsenhor Scarzello, que passa por reformas.

“Vamos juntos com os vereadores, deputados e toda a força política levar esse campus avançado do IFSC para a Zona Sul de Joinville”, disse Aragão, depois do encontro.

Curso de dança

Em resposta ao deputado estadual Patrício Destro, a reitora disse que, se conseguir um campus avançado, poderá oferecer um curso de dança em Joinville.

O grupo de parlamentares deve criar uma comissão permanente de acompanhamento do assunto. No dia 19, vereadores de Joinville vão tratar do tema na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de SC.

O campus do IFSC em Joinville fica no Costa e Silva.

**Alterado às 17h40 para correção do partido da vereadora Tânia Larson (SD).

Texto: Jornalismo CVJ, por Carlos Henrique Braga, com reportagem de Jeferson Luis dos Santos, de Florianópolis. Foto de Daniel Tonet/CVJ.

Escola do Legislativo

A Escola do Legislativo da Câmara de Joinville oferece capacitação técnica-administrativa para servidores públicos, agentes políticos e cidadãos. É também responsável por projetos institucionais como Legislativo Vai à Escola, Prêmio Jovem Autor e Câmara Mirim.

Legislativo Vai à Escola

Programa Legislativo Vai à Escola