• Sessão Especial 26/04/2017
Blog da LOT

Comissão vai promover debate sobre situação de famílias de apenados

Presidente da Comissão de Participação Popular, Tânia Larson (SD) propôs o tema, acatado por unanimidadeVereadores da Comissão de Participação Popular e Cidadania decidiram realizar um debate sobre as dificuldades das famílias de apenados no próximo dia 19, às 14h. O tema, proposto pela vereadora Tânia Larson (SD), foi motivado após protestos de familiares de pessoas presas em frente ao Fórum de Joinville, na tarde da terça (4).

Os familiares reivindicavam condições mais humanas no tratamento, criticando a revista íntima, conforme reportagem do jornal A Notícia.

Serão convidados para a reunião do dia 19 representantes do Conselho Carcerário de Joinville, dos conselhos tutelares, das secretarias de Assistência Social e de Habitação, do Centro de Direitos Humanos Maria da Graça Brás, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Departamento de Administração Prisional de Santa Catarina (Deap), além de juízes e promotores que lidem diretamente com questões penais. Também serão convidados familiares dos apenados.

Tânia Larson destacou que a Comissão de Participação Popular “é o local para discutir os direitos humanos, direitos da criança e do adolescente”.

“A família desse indivíduo é mola propulsora para a ressocialização e reintegração dele. Se a família não estiver, nesse contexto, sendo protegida, sendo acolhida, tendo guardado o seu direito, porque é ela que vai fazer esse link, esse elo com a sociedade acerca das oportunidades [para aqueles que cumpriram pena]”, comentou o vereador Richard Harrison (PMDB), que já atuou como diretor da Penitenciária Industrial de Joinville.

Texto: Jornalismo CVJ, por Sidney Azevedo / Foto: Sabrina Seibel

Escola do Legislativo

A Escola do Legislativo da Câmara de Joinville oferece capacitação técnica-administrativa para servidores públicos, agentes políticos e cidadãos. É também responsável por projetos institucionais como Legislativo Vai à Escola, Prêmio Jovem Autor e Câmara Mirim.

Legislativo Vai à Escola

Programa Legislativo Vai à Escola