• Outubro Rosa
  • Inscrição para seleção da Câmara Mirim 2022
  • 20211022    SS Justina Fachini
  • Inscrição para seleção da Câmara Mirim 2022

Leis de redução de tributos aprovadas pela CVJ são sancionadas

Publicado em Notícias - Assuntos Gerais

Prefeitura

Três leis aprovadas pela Câmara de Vereadores foram sancionadas nesta sexta-feira (8) pelo prefeito Adriano Silva (Novo), em cerimônia na Prefeitura. As três leis reduzem tributos. Duas delas diminuem o valor da Taxa de Gerenciamento do Sistema de Transporte Escolar. A outra reduz o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para cooperativas de crédito instaladas em Joinville.

O presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Maurício Peixer (PL), afirmou que a aprovação das leis foi resultado do empenho da Prefeitura e do Legislativo municipal, com o envolvimento da comunidade. Presidente da Comissão de Legislação, o vereador Alisson Julio (Novo), afirmou que as leis foram aprovadas com responsabilidade nas comissões técnicas, de modo a não comprometer as finanças públicas. Ele destacou ainda que os transportadores escolares sofreram na pandemia. Muitos tinham que arcar com prestações de financiamentos de veículos de mais de R$ 200 mil, segundo o vereador.

Estavam presentes ainda na cerimônia os vereadores Neto Petters (Novo), Tânia Larson (PSL), Henrique Deckman (MDB), Erico Vinicius (Novo), Willian Tonezi (Patriota), Sidney Sabel (DEM), Brandel Junior (Podemos) e Sales (PTB).

Leis sancionadas

A Lei Complementar no 575/2021 reduziu de 5% para 3% a alíquota do IPTU dos imóveis utilizados por cooperativas de crédito instalados em Joinville.

Já a Lei 9.017/2021 reduziu a Taxa de Gerenciamento do Sistema de Transporte incidente para os serviços de Transporte Escolar, referente ao exercício de 2021. O texto reduz a taxa de 4 UPMs (Unidade Padrão Municipal) para uma UPM, a partir de janeiro de 2022. O valor de uma UPM neste mês de outubro é de R$ 331,17. A Lei 9.018/2021, que vai vigorar a partir de 1º de janeiro de 2022, estabelece, de forma permanente, o valor de uma UPM para a taxa do Transporte Escolar.

O prefeito Adriano Silva afirmou que o Poder Público não pode atrapalhar o empreendedor com impostos altos. Para o presidente da Associação de Condutores e Transportadores Escolares de Joinville (Actej), Norival Schmitz, a redução da taxa de gerenciamento é uma reivindicação antiga, e com a pandemia a categoria sofreu ainda mais. “Os transportadores ficaram sem renda”, afirmou Schmitz. O presidente da Actej destacou que a categoria ainda não está operando com sua capacidade normal, já que muitas famílias de estudantes tiveram perdas financeiras e não conseguem pagar o transporte escolar.

O presidente do Sicredi Norte de Santa Catarina, Nilton Floriano, agradeceu os vereadores de Joinville por terem acolhido o pleito das cooperativas de crédito. Segundo ele, quando as instituições pagam menos impostos, os investimentos na cidade aumentam. O gerente regional do Sicoob Joinville, Silvio Sehn, também afirmou que a lei é benéfica. “As cooperativas de crédito vão poder continuar investindo com novas agências, desenvolvendo assim as comunidades de Joinville que estão desassistidas pelo sistema financeiro”, afirmou.

Marina Bosio
Mauro Artur Schlieck