• Sessão Especial
  • Sessão Especial

No Presídio Regional, metade cumpre pena por tráfico

Por Carlos Henrique Braga.

Foto de Mauro Artur Schlieck

Uma pesquisa de estudantes de Direito da Anhanguera Educacional, de Joinville, revelou que metade dos 1,2 mil detentos do Presídio Regional cumprem pena por tráfico de drogas – a média nacional é de 29%. O tráfico levou à prisão 68% das mulheres e 49% dos homens.

O estudo foi apresentado nesta quinta (31) no 1º Encontro de Segurança Pública, promovido pela Câmara e parceiros. O evento é uma preparação para a Conferência Municipal de Segurança Pública, prevista para meados do ano que vem. A conferência servirá de base para elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública.

Os estudantes concluíram que a promoção de políticas públicas, principalmente para os jovens, como nas áreas de educação e lazer, reduziria a criminalidade. Quanto às mulheres presas por tráfico, muitas cometem delitos por seus parceiros e filhos.

Os vereadores James Schroeder (PDT) e Richard Harrison (MDB) também defenderam o investimento dos governos em políticas públicas. Harrison criticou a máxima popular “bandido bom é bandido morto”.

Estiveram na reunião ainda o vice-prefeito Nelson Coelho, o chefe do Estado Maior da 5ª Região de Polícia, Luiz André Viana; a delegada regional de Polícia Civil, Tânia Harada; e Helder Ferrari, representante da Anhanguera Educacional.

Reprodução autorizada desde que citada como fonte a Divisão de Jornalismo CVJ. Acompanhe nossas notícias também em facebook.com/cvjtv.