• Cauduro de Oliveira
  • Audiência Pública sobre a Cosip
  • A gente faz
  • Sessão Especial 25/09
  • Siga a CVJ nas redes sociais
Imprimir
PDF

Mais de 19 mil estudantes nos projetos da CVJ neste ano

Por Sidney Azevedo.

Câmara de Vereadores de Joinville
Vereadores mirins encenaram uma audiência pública na Feira do Livro este ano. Foto de Mauro Arthur Schlieck

Muitos podem não dar tanta atenção a este ponto, uma vez que decisões políticas estão mais destacadas nas pautas de debate, mas a Câmara realiza um importante papel na promoção de educação para a cidadania. Neste ano, os programas desenvolvidos pela Escola do Legislativo já chegaram a pelo menos 19,2 mil estudantes do município.

Câmara Mirim

A Câmara Mirim é o mais conhecido e tradicional desses programas e chegou neste ano à 16ª legislatura. Os jovens parlamentares elaboraram um conjunto importante de projetos de lei e indicações. São 23 PLs e 32 indicações. Algumas delas, inclusive, com promessa de atendimento por representantes do Poder Executivo quando os mirins encontraram o prefeito e secretários no mês passado.

Além do encontro com o prefeito, os mirins também dialogaram com o juiz João Marcos Buch e o chefe da secretaria do Fórum, Fabrício Matiola, para conhecer melhor o funcionamento do Poder Judiciário.

Em outras duas ocasiões neste ano, os mirins também estiveram em contato com os mirins de outras cidades. Participaram, em Schroeder, como convidados, do Encontro Regional dos Vereadores Mirins de municípios do Vale do Itapocu. No final de junho, também trocaram experiências com a Câmara Mirim de Balneário Camboriú.

Legislativo Vai à Escola

Como o próprio nome diz, é realizado pela CVJ nas escolas de Joinville, e desenvolve o conhecimento de como se dão as interações entre os três poderes da república de forma lúdica, explicando as funções de cada um, em especial dos vereadores.

Estiveram nas atividades 741 estudantes neste ano, em nove escolas. A atividade é destinada prioritariamente a alunos de 8º e 9º anos do ensino fundamental, mas pode ser realizada com outros grupos de estudantes também. Desde a criação do programa, em 2016, já são 7,7 mil estudantes envolvidos.

Conhecendo o Legislativo

O Conhecendo o Legislativo é uma atividade em que o movimento é o inverso. São as escolas que trazem seus estudantes para a CVJ. Os estudantes conhecem a estrutura da instituição, visitam e acompanham trechos de debates políticos das comissões da Câmara, quando possível, e assistem a uma palestra sobre a função do Poder Legislativo. Neste ano, 935 alunos de 20 escolas das redes pública e privada de Joinville estiveram nas atividades do programa.

Jovem Autor

Este também é o quinto ano do Prêmio Jovem Autor, que incentiva alunos das escolas joinvilenses a desenharem e a escreverem poemas, cartas, crônicas e artigos, refletindo sobre temas relevantes e atuais. Neste ano, 17,6 mil alunos participaram nas etapas escolares do prêmio, que teve 78 escolas participando. Já conhecemos os finalistas do prêmio, mas ainda não estão definidos os vencedores, que conheceremos em 9 de agosto.

Eventos

Também organizada pela Escola do Legislativo, a Conferência Municipal do Turismo, realizada em fevereiro, foi um momento que reuniu empresários, pesquisadores e poder público para refletir e desenvolver meios de fortalecer o ramo em Joinville.

A Câmara também teve importante papel na realização dos eventos da Semana Municipal do Autista, no início de abril deste ano. A data foi aprovada pela Casa em dezembro do ano passado. O Poder Legislativo colaborou com o evento, cedendo espaços para palestras e atividades relacionadas ao tema.

Ao reproduzir nossas informações, pedimos a gentileza de citar como fonte "Divisão de Jornalismo CVJ". Acompanhe nossas notícias aqui no site e em facebook.com/cvjtv.

Notícias Relacionadas


Se você quer fazer uma correção, sugestão ou crítica, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou uma mensagem no WhatsApp (47) 98873-7517.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br