• Siga a CVJ nas redes sociais
  • Jovem Autor
  • A gente faz
  • Cauduro de Oliveira
Imprimir
PDF

Abrigos de ônibus na rua São Paulo estão instalados

Por Sidney Azevedo.

Câmara de Vereadores de Joinville
Foto de Mauro Arthur Schlieck

Estão instalados os abrigos de ônibus do trecho revitalizado da rua São Paulo, entre as ruas Ministro Calógeras e Monsenhor Gercino. Desde fevereiro a falta dos abrigos se tornou tema de debate dos vereadores. A cobrança nas sessões e comissões, especialmente na de Urbanismo, era constante. Vamos rever como foi esse processo de fiscalização.

Em 17 de fevereiro, os vereadores Jaime Evaristo (PSC), Maurício Peixer (PL), Tânia Larson e Adilson Girardi (ambos do SD) estiveram fiscalizando a obra de revitalização e a falta de abrigos de ônibus. Na ocasião, os parlamentares encontraram idosos que não tinham como se sentar ou se apoiar para aguardar transporte.

Depois dessa visita, os vereadores da comissão realizaram uma série de reuniões com representantes da Secretaria de Infraestrutura (responsável pela execução das obras do município) e da empresa contratada para a revitalização para esclarecer os motivos da demora da instalação dos abrigos.

No final de fevereiro, o secretário de Infraestrutura, Romualdo França, explicou que os abrigos ainda não tinham sido implantados porque havia atrasos no repasse das verbas federais para custeio das obras de revitalização. França explicou na ocasião que o Ministério das Cidades já tinha autorizado a liberação da verba e que assim que ela chegasse no município a empresa concluiria as obras.

A contratação da Conpla Construções e Planejamento Ltda. para revitalização da São Paulo foi firmada por R$ 5,1 milhões, em ação que faz parte do programa federal PAC 2, direcionado a melhorias de mobilidade em municípios de médio porte.

O contrato da Prefeitura com a Caixa Econômica Federal para viabilizar obras do programa em Joinville tinha R$ 105 milhões de valor total quando foi assinado, em 2015. A continuidade do programa deve abranger as ruas Blumenau, Albano Schmidt e João Colin.

No trecho revitalizado da rua São Paulo existem seis paradas de ônibus. Na cidade inteira, duas mil paradas de ônibus, conforme informação da Secretaria de Infraestrutura. A Consultoria de Urbanismo da CVJ indica em levantamento pelo menos 1.862 paradas.

Ao reproduzir nossas informações, pedimos a gentileza de citar como fonte "Divisão de Jornalismo CVJ". Acompanhe nossas notícias aqui no site e em facebook.com/cvjtv.

Notícias Relacionadas


Se você quer fazer uma correção, sugestão ou crítica, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou uma mensagem no WhatsApp (47) 98873-7517.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br