• Sessão Especial 25/09
  • Siga a CVJ nas redes sociais
  • Audiência Pública sobre a Cosip
  • Cauduro de Oliveira
  • A gente faz
Imprimir
PDF

Vereadores mirins debatem formas de se preservar a Mata Atlântica

Por Sidney Azevedo.

Câmara de Vereadores de Joinville
Foto de Mauro Arthur Schlieck

O conhecimento que os vereadores mirins adquirem na Câmara retorna para as suas escolas. Os jovens parlamentares se reuniram em sessão na tarde desta segunda-feira (24) e apresentaram os resultados de atividades de promoção de consciência ambiental sobre a Mata Atlântica que fizeram nas salas de aula de suas escolas.

Antes de elaborarem as suas próprias palestras e atividades, os mirins tiveram três reuniões com técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, uma delas em uma visita ao Parque Municipal da Caieira. Os mirins também receberam da Sama mudas de plantas como ipês amarelos, palmiteiras e pitangueiras.

São três plantas nativas da Mata Atlântica. Conforme a pedagoga Marcela da Cruz Soares da Silva, que conduz projetos educacionais da Sama, o trabalho com os mirins partiu do foco dado pelo tema proposto para o Prêmio Jovem Autor para este ano: “Conservação da Mata Atlântica e Mudanças Climáticas em Joinville”.

Marcela participou da sessão de hoje como convidada e afirmou estar com “o coração explodindo de alegria” após ouvir os relatos das atividades que os mirins organizaram nas suas próprias escolas.

As ações foram bastante variadas, indo da produção de cartazes, vídeos e da realização de palestras até a organização de viagens. Thiago Ramires Dias, por exemplo, relatou a viagem que organizou, com apoio de sua escola e da Sama, para fazer sua turma ir até o Zoobotânico.

A escola de Thiago, E. M. Prefeito Luiz Gomes, fica no bairro Adhemar Garcia, próxima ao Parque Caieira. A reserva é um local já conhecido e visitado pelos estudantes. Conforme Thiago, o Zoobotânico viabilizou aos estudantes um contato com animais da Mata Atlântica.

Luana Letícia Moser propôs para os alunos da E. M. Avelino Marcante, do bairro Bom Retiro, o plantio de árvores, bem como o acompanhamento de seu crescimento. O plantio também foi proposto por Fabyane Helena, da E. M. Annaburgo, do bairro Vila Nova. Conforme relato da aluna, já havia interesse da escola de fazer uma revitalização dos canteiros da escola, mas foi necessária a sugestão da vereadora mirim para que a ação se concretizasse.

A maioria dos mirins realizou palestras para as suas turmas. Laura Caroline Motta, da E. M. Nelson de Miranda Coutinho, do bairro Jarivatuba, relatou que fez palestras para as turmas de quinto ano da escola, focadas na questão da reciclagem, e que conseguiu responder a todas as muitas perguntas que os pequenos lhe fizeram. Segundo ela, a experiência de palestrar é algo que ela vai levar para a vida inteira.

Os mirins são alunos de oitavo ano. E em alguns casos, os alunos experimentaram diferenças quanto a atenção que receberam de grupos de alunos de quinto e de oitavo ano. Gabrielle Cercal foi uma das mirins que citou a diferença, observando que agora entende o lado de quem está palestrando, fazendo referência a Marcela, da Sama. Gabrielle é aluna da E. M. Elizabeth von Dreifuss, do bairro Morro do Meio, e sua turma esteve hoje na Câmara acompanhando a sessão da Câmara Mirim.

Ao reproduzir nossas informações, pedimos a gentileza de citar como fonte "Divisão de Jornalismo CVJ". Acompanhe nossas notícias aqui no site e em facebook.com/cvjtv.

Notícias Relacionadas


Se você quer fazer uma correção, sugestão ou crítica, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou uma mensagem no WhatsApp (47) 98873-7517.
 

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br