• AP
  • Sessão Especial de julho
  • Sessão Especial de junho

Mirins participam de encontro regional em Schroeder

Por Sidney Azevedo.

Foto de Luana Santos

Os vereadores mirins estiveram ontem em Schroeder, município vizinho a Joinville, para participarem, como convidados, do Encontro Regional dos Vereadores Mirins da Avevi (Associação das Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu). Nossos mirins também puderam trocar ideias com mirins de Schroeder, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, São João do Itaperiú e Barra Velha.

Palestras sobre a participação de jovens e mulheres na política e sobre ética e cidadania foram alguns dos pontos principais do encontro. Os mirins também conheceram em profundidade o artigo quinto da Constituição. A programação do evento foi organizada pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa.

Os mirins também têm atividades programadas na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú e na Assembleia Legislativa, em Florianópolis. Ainda este ano os mirins também farão visitas à Prefeitura e ao Fórum de Joinville. A integração permite aos jovens parlamentares compreenderem melhor as relações entre os três poderes.

Laura Caroline Motta, da Escola Municipal Nelson de Miranda Coutinho, já conhecia a cidade de Schroeder e trouxe muitas informações novas. Ela gostou muito das palestras, em especial a que tratou do artigo quinto da Constituição. Laura destacou também os temas debatidos na palestra sobre a participação da mulher na política, que debateu a ocorrência de assédios e diferenças salariais, entre outros pontos.

O presidente da Câmara Mirim, Gabriel Nascimento, agradeceu “em nome de toda a Câmara Mirim a recepção honrada” que tiveram na cidade. Nascimento também destacou a palestra sobre o artigo quinto, em especial pelo conhecimento de que o desrespeito a esse artigo, que é cláusula pétrea, não pode ser alterado. “Se a Constituição não for cumprida, o Brasil vai ficar no mesmo estado”, afirmou, aliando o que aprendeu nessa palestra às que trataram da participação de mulheres e jovens na política.

O vereador mirim Gabriel Corrêa Ferreira, por sua vez, destacou a palestra sobre a participação do jovem na política, porque um dos palestrantes, começou na política como vereador mirim em Blumenau. A história de vida do palestrante chamou atenção de Gabriel.

Ao reproduzir nossas informações, pedimos a gentileza de citar como fonte "Divisão de Jornalismo CVJ". Acompanhe nossas notícias aqui no site e em facebook.com/cvjtv.