• AP
  • Sessão Solene
  • Sessão Especial de julho 
  • Siga a CVJ nas redes sociais
  • Sessão Especial de junho
  • A gente faz
Imprimir
PDF

Mirins participam de encontro regional em Schroeder

Por Sidney Azevedo.

Câmara de Vereadores de Joinville
Foto de Luana Santos

Os vereadores mirins estiveram ontem em Schroeder, município vizinho a Joinville, para participarem, como convidados, do Encontro Regional dos Vereadores Mirins da Avevi (Associação das Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu). Nossos mirins também puderam trocar ideias com mirins de Schroeder, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, São João do Itaperiú e Barra Velha.

Palestras sobre a participação de jovens e mulheres na política e sobre ética e cidadania foram alguns dos pontos principais do encontro. Os mirins também conheceram em profundidade o artigo quinto da Constituição. A programação do evento foi organizada pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa.

Os mirins também têm atividades programadas na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú e na Assembleia Legislativa, em Florianópolis. Ainda este ano os mirins também farão visitas à Prefeitura e ao Fórum de Joinville. A integração permite aos jovens parlamentares compreenderem melhor as relações entre os três poderes.

Laura Caroline Motta, da Escola Municipal Nelson de Miranda Coutinho, já conhecia a cidade de Schroeder e trouxe muitas informações novas. Ela gostou muito das palestras, em especial a que tratou do artigo quinto da Constituição. Laura destacou também os temas debatidos na palestra sobre a participação da mulher na política, que debateu a ocorrência de assédios e diferenças salariais, entre outros pontos.

O presidente da Câmara Mirim, Gabriel Nascimento, agradeceu “em nome de toda a Câmara Mirim a recepção honrada” que tiveram na cidade. Nascimento também destacou a palestra sobre o artigo quinto, em especial pelo conhecimento de que o desrespeito a esse artigo, que é cláusula pétrea, não pode ser alterado. “Se a Constituição não for cumprida, o Brasil vai ficar no mesmo estado”, afirmou, aliando o que aprendeu nessa palestra às que trataram da participação de mulheres e jovens na política.

O vereador mirim Gabriel Corrêa Ferreira, por sua vez, destacou a palestra sobre a participação do jovem na política, porque um dos palestrantes, começou na política como vereador mirim em Blumenau. A história de vida do palestrante chamou atenção de Gabriel.

Ao reproduzir nossas informações, pedimos a gentileza de citar como fonte "Divisão de Jornalismo CVJ". Acompanhe nossas notícias aqui no site e em facebook.com/cvjtv.

Notícias Relacionadas


Se você quer fazer uma correção, sugestão ou crítica, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou uma mensagem no WhatsApp (47) 98873-7517.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br