• Audiência Pública

Prefeito decreta emergência por enchente de 14 e 15 de março

Por Jornalismo CVJ.

Arte de Pedro Bruken

O prefeito Udo Döhler (MDB) assinou agora há pouco na Câmara um decreto de situação de emergência para facilitar o saque do FGTS para cerca de 70 mil pessoas que tiveram as casas inundadas pela chuva forte dos dias 14 e 15 de março.

Na ocasião, enchentes foram registradas em 27 bairros. Mais de 15,3 mil unidades habitacionais foram atingidas, totalizando 54 mil pessoas diretamente afetadas pela inundação.

Döhler esteve na CVJ para fazer um balanço de 2018. Segundo o prefeito, o município está numa situação econômica "mais segura e mais tranquila". Isso, segundo ele, tornou possível fazer empréstimos, como o de US$ 40 milhões, para a ponte do Adhemar Garcia, e o de R$ 100 milhões, para recuperação de vias.

O prefeito assinou,ainda, ofício endereçado à Secretaria Nacional de Proteção Civil, solicitando o reconhecimento federal de situação de emergência. O reconhecimento do Decreto de Situação de Emergência, por parte do Governo Federal, é o aval para a liberação de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para as famílias afetadas.

Danos

• Danos materiais em unidades habitacionais, instalações de ensino, saúde, comércio e infraestruturas atingidas: R$ 76.766.369,33;
  • Prejuízos econômicos públicos em serviços essenciais: R$ 416.851,34
  • Prejuízos econômicos privados na indústria, agricultura, pecuária, comércio e serviços: R$ 4.225.000,00

Com informações de Diego Rosa, jornalista da Prefeitura de Joinville.