• Audiência Pública
  • Siga a CVJ nas redes sociais
  • A gente faz
Imprimir
PDF

Abertas as inscrições para o Prêmio Jovem Autor 2019

Por Marina Bosio.

Câmara de Vereadores de Joinville
Foto de Mauro Arthur Schlieck

Começam nesta sexta-feira (1), e vão até o próximo dia 31, as inscrições para a etapa escolar do Prêmio Jovem Autor 2019. A Escola do Legislativo de Joinville fez nesta quinta-feira (28) o lançamento oficial do concurso de redação e desenho, que chega à quinta edição. O tema deste ano é “Conservação da Mata Atlântica e as Mudanças Climáticas em Joinville”.

Durante a cerimônia de lançamento da edição deste ano, a secretária-executiva de Educação, Vanessa Cristina Melo Randig, destacou a relevância do tema. “Vai ao encontro de vários projetos que tratam de questões ambientais e que são trabalhados nas escolas da rede municipal”, disse.

Como funciona

A "etapa escolar" é a primeira de duas fases. Nela, os diretores devem inscrever suas escolas. Os professores devem se inscrever nas categorias nas quais desejam concorrer com os trabalhos desenvolvidos por seus respectivos alunos.

Terminada a fase das inscrições, as próprias escolas vão definir os seus métodos e critérios de seleção dos trabalhos. Os escolhidos, então, vão para a "etapa municipal", que é a fase decisiva. Elas terão do dia 1º de abril a 3 de maio para isso. Cada escola poderá apresentar para a etapa municipal apenas um trabalho por categoria.

Ao todo, o Prêmio Jovem Autor 2019 tem cinco categorias. Desenho é para os alunos do primeiro, segundo e terceiro anos do fundamental. Carta é para os alunos do quarto e quinto anos do fundamental. Poema, para o sexto e sétimo anos. Crônica, oitavo e nono anos. Já a categoria Artigo destina-se aos alunos de quaisquer anos do ensino médio.

Uma Comissão de Avaliação e Julgamento, a ser constituída pela Câmara via edital específico, vai avaliar os trabalhos e definir três finalistas em cada categoria. Os nomes dos finalistas serão anunciados no dia 1º de julho, mas será apenas no dia 9 de agosto que saberemos as colocações de cada um. Neste dia haverá a cerimônia de premiação, que ocorrerá no plenário da Câmara, em horário a ser definido.

Nas categorias Desenho, Carta, Poema e Crônica, os respectivos autores dos trabalhos classificados em primeiro serão premiados com um notebook de 14 polegadas. Quem ficar em segundo ganha um tablet de 10 polegadas. E o terceiro colocado recebe como prêmio um tablet de 7 polegadas. Todos os finalistas serão condecorados com a Medalha de Mérito Herondina Vieira.

Na categoria Artigo, os prêmios são os mesmos para o primeiro, o segundo e o terceiro colocados, respectivamente. A diferença em relação às demais categorias é que o primeiro colocado ganha, também, uma viagem de dois dias para a cidade de São Paulo, para passeios culturais.

Os professores cujos trabalhos orientados de seus alunos sejam classificados em primeiro lugar — em quaisquer categorias — também serão premiados com uma viagem de dois dias a São Paulo. Já as escolas dos alunos e professores classificados em primeiro lugar no prêmio recebem uma TV de 50 polegadas.

Origem

O Prêmio Jovem Autor foi iniciado pela Câmara de Vereadores de Joinville em 2015, embora tenha sido instituído pela Resolução nº 14/2013. Este concurso de redação e desenho tem como objetivo estimular a reflexão e a construção do pensamento crítico de estudantes de Joinville sobre temas relevantes para a sociedade, fomentar o hábito da leitura, da escrita e da criação artística, desenvolver a pesquisa, a criatividade e a originalidade, e revelar e valorizar talentos artísticos e literários em meio à comunidade escolar joinvilense.

O edital e demais documentos do Prêmio Jovem Autor 2019 estão à disposição no site da Câmara. Mais informações e o esclarecimento de dúvidas podem ser obtidos pelo telefone (47) 2101-3255, diretamente com a equipe da Escola do Legislativo, de segunda à sexta, das 13h às 19h, ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .


Notícias Relacionadas


Se você quer fazer uma correção, sugestão ou crítica, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou uma mensagem no WhatsApp (47) 98873-7517.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br