• Sessão Especial de junho
  • A gente faz
  • Sessão Solene
  • AP
  • Sessão Especial de julho 
  • Siga a CVJ nas redes sociais
Imprimir
PDF

Turista eleva ocupação em Joinville e gasta R$ 217 por dia

Por Jornalismo CVJ.

Câmara de Vereadores de Joinville
Foto de Mauro Arthur Schlieck

 

A Câmara sediou na manhã desta quinta (14) a Conferência Municipal de Turismo. Pesquisa divulgada durante o evento mostrou que o gasto médio diário de um turista na cidade é de R$ 217 e engloba hospedagem, compras e alimentação.

Os hotéis de Joinville receberam 1,2 milhão de pessoas no ano passado. O número impactou o índice de ocupação, que subiu de 48%, em 2016, para 56%, em 2018.

A hospedagem em residências intermediadas pelo aplicativo Airbnb cresceu 216%, segundo o gerente da Secretaria Municipal de Turismo, Douglas Hoffmann. O pico de visitação em hotéis e residências acontece no período do Festival de Dança.

Uma pesquisa da Univille e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) com 526 participantes de cinco eventos itinerantes, em 2018, revelou que eles ficaram, em média, quatro noites na cidade.

Na avaliação deles, que classificaram a cidade com notas de 1 a 5, o melhor quesito foram os aplicativos de transporte, como o Uber, avaliado com 4,47. A limpeza ganhou 4,46. A pior nota foi a de atrativos históricos, com 3,51, seguida do serviço de táxi, com 3,57. Do total, 91% disseram que indicariam a Joinville para outras pessoas, e 77% afirmaram que voltariam.

A pesquisa foi proposta à Fapesc pela pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários e conselheira do Joinville Convention Bureau, professora Yoná Dalonso. Os dados, coletados entre abril e setembro de 2018, são preliminares.

Carta do Turismo

Participantes escreveram uma carta de diretrizes para o fortalecimento do turismo de eventos e negócios. Entre os conferencistas estavam o Conselho Municipal de Turismo e organizações e empresas do ramo.

Eixos temáticos guiaram a redação da carta, como políticas públicas, legislação, infraestrutura, investimentos, imagem e qualificação.

Propositor do evento, o vereador Fábio Dalonso (PSD) comparou a carta ao documento feito em 2015 para fortalecimento das políticas de preservação da água.


Notícias Relacionadas


Se você quer fazer uma correção, sugestão ou crítica, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou uma mensagem no WhatsApp (47) 98873-7517.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br