• Siga a CVJ nas redes sociais
  • Martinelli
  • Jovem Autor
  • Marco Regulatório
  • A gente faz
Imprimir
PDF

Claudio Aragão é eleito presidente para o biênio 2019-2020

Por Jornalismo CVJ.

Câmara de Vereadores de Joinville
Foto de Sabrina Seibel

Claudio Aragão (MDB) presidirá a Mesa Diretora da Câmara a partir de 1º de janeiro, junto com Ana Rita Negrini Hermes (PROS) de vice, James Schroeder (PDT) de 1º secretário e Lioilson Corrêa (PSC) de 2º secretário. A chapa única foi eleita com 17 votos nesta quarta (12), na última sessão ordinária do ano. Rodrigo Coelho (PSB) e Odir Nunes (PSDB) votaram contra.

Líder do governo Udo Döhler na Câmara, Aragão manterá o MDB na presidência por oito anos consecutivos. Os outros membros eleitos já integravam a Mesa, em outras funções — o Regimento não permite reeleição em cargos iguais na mesma legislatura.

A oposição se queixou da participação do prefeito Udo Döhler no processo, e afirmou que isso torna a Câmara “submissa”. “Lamento dizer que o recado das urnas de 2018 não chegou nessa casa. Não podemos ter nessa casa um presidente submisso, a independência é irmã siamesa da boa política”, disse Rodrigo Coelho.

Natanael Jordão (PSDB) disse, na tribuna, que “ninguém foi obrigado a votar em ninguém”. James Schroeder disse sentir “mal-estar” quando afirmam que a Câmara é um “puxadinho da Prefeitura”, e que não há submissão.

Maurício Peixer, várias vezes cotado para a presidência, afirmou que continua tendo esse desejo, com objetivo de ajudar a sociedade, mas que não guarda mágoas, e que vai apoiar o presidente eleito, como o fez com os outros vencedores. Tânia Larson (SD), que votou a favor, lamentou a falta de outras chapas.

A Mesa Diretora é uma comissão permanente que dirige os trabalhos legislativos e administrativos da Câmara. No ano que vem, os escolhidos terão um orçamento de cerca de R$ 50 milhões para administrar, além de um quadro de 247 servidores efetivos e comissionados.

Câmara de Vereadores de Joinville
Arte de Paula Haas com fotos de Sabrina Seibel e Nilson Bastian

Perfil do presidente eleito

Claudio Nei Aragão é administrador e nasceu em Canelinha, na Grande Florianópolis, em 5 de janeiro de 1970. Sua família mudou-se para Joinville quando ele tinha sete anos. Casado e pai de dois filhos, um de 23 e outro de 19 anos, Aragão fincou raízes na Zona Sul de Joinville.

Na região do bairro João Costa, desenvolveu sólida liderança comunitária, que lhe permitiu chegar ao primeiro mandato na legislatura passada, depois de alguns anos como assessor parlamentar do vereador Maurício Peixer.

Em sua primeira eleição, em 2012, Aragão fez 4.185 votos. Na ocasião, presidiu comissões e exerceu a liderança de governo. A posição de destaque entre os demais vereadores contribuiu para sua reeleição para a atual legislatura.

Em 2016, Aragão aumentou a sua votação, somando 4.943 votos. De novo, exerceu presidência de comissões, como a de Educação, e liderança do governo de Udo Döhler na Câmara.


Notícias Relacionadas


Se você quer fazer uma sugestão, crítica ou correção sobre esta matéria, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou uma mensagem no WhatsApp (47) 98873-7517.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br