• WhatsApp
  • Caminhos de Joinville
Imprimir
PDF

Caminhos de Joinville Ep. 01 — Rua do Príncipe

Por Jornalismo CVJ.

Caminhos de Joinville Ep. 01 — Rua do Príncipe

Você já parou para pensar porque as ruas são como são? O porquê de um determinado caminho existir de uma forma e não de outra? E o porquê de as ruas terem nomes? Quem empresta seu nome para uma rua? Foi sempre esse mesmo nome? E como esse caminho foi visto e utilizado ao longo do tempo? Movida por essas e outras perguntas, a Divisão de Jornalismo da Câmara, seus repórteres e editores, decidiu criar uma série de vídeos curtos informativos que se embrenham na história de Joinville para compreender em maior profundidade o cenário em que algumas ruas de Joinville se desenvolveram ao longo do tempo. As personalidades que dão nome às ruas, a evolução do trajeto, seu uso, suas características e, inclusive, alguns dos principais pontos existentes hoje estão entre os pontos abordados pelo material visualizado. Nosso primeiro trabalho é sobre a rua do Príncipe. Você sabia que ela só existe no formato atual porque a Colônia recém-instalada na cidade precisava de acesso a uma olaria que ficava na atual rua Ministro Calógeras? Há muitas coisas que, porém, não conseguimos incluir no vídeo. Um exemplo é a existência de um plano de expansão da rua do Príncipe até a rua Rio do Sul, no Bucarein. Isso se explica porque a do Príncipe era fundamental como trajeto de deslocamento até a abertura da avenida Juscelino Kubitschek, na década de 1960. Isso modificou o próprio jeito de se movimentar na cidade. Esperamos que o material produzido possa expandir o conhecimento da história de Joinville como uma cidade viva, que se transforma ao longo do tempo. Muitas das imagens utilizadas nos vídeos vêm do Arquivo Histórico de Joinville, que é aberto à visitação entre as 8h e as 18h, na avenida Hermann August Lepper, 650. Faça sua visita e encante-se com a história de nossa cidade você também.

Publicado por CVJ TV em Segunda, 26 de novembro de 2018

Você já parou para pensar porque as ruas são como são? O porquê de um determinado caminho existir de uma forma e não de outra? E o porquê de as ruas terem nomes? Quem empresta seu nome para uma rua? Foi sempre esse mesmo nome? E como esse caminho foi visto e utilizado ao longo do tempo?

Movida por essas e outras perguntas, a divisão de Jornalismo da Câmara, seus repórteres e editores, decidiu criar uma série de vídeos curtos informativos que se embrenham na história de Joinville para compreender em maior profundidade o cenário em que algumas ruas de Joinville se desenvolveram ao longo do tempo.

As personalidades que dão nome às ruas, a evolução do trajeto, seu uso, suas características e, inclusive, alguns dos principais pontos existentes hoje estão entre os pontos abordados pelo material visualizado.

Nosso primeiro trabalho é sobre a rua do Príncipe. Você sabia que ela só existe no formato atual porque a Colônia recém-instalada na cidade precisava de acesso a uma olaria que ficava na atual Ministro Calógeras?

Há muitas coisas que, porém, não conseguimos incluir no vídeo. Um exemplo é a existência de um plano de expansão da rua do Príncipe até rua Rio do Sul, no Bucarein. Isso se explica porque a do Príncipe era fundamental como trajeto de deslocamento até a abertura da avenida Juscelino Kubitschek, na década de 1960. Isso modificou o próprio jeito de se movimentar na cidade.

Esperamos que o material produzido possa expandir o conhecimento da história de Joinville como uma cidade viva, que se transforma ao longo do tempo.

Muitas das imagens utilizadas nos vídeos vêm do Arquivo Histórico de Joinville, que é aberto à visitação entre as 8h e as 18h, na avenida Hermann August Lepper, 650. Faça uma visita e encante-se com a história de nossa cidade você também.


Notícias Relacionadas


Se você quer fazer uma sugestão, crítica ou correção sobre esta matéria, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou uma mensagem no WhatsApp (47) 98873-7517.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br