• Outorga Onerosa
  • WhatsApp
  • Sessão Especial
  • Sessão Solene
Imprimir
PDF

Joinville só recicla 6% do seu lixo, afirma secretário

Por Sidney Azevedo.

Romualdo França

O secretário municipal de Infraestrutura, Romualdo França, esteve nesta segunda (17) no Plenário da Câmara para falar sobre os índices de coleta seletiva de lixo no município. Segundo ele, a estimativa é de que cada brasileiro produza 910 gramas de lixo por dia, o que totalizaria, para Joinville, um total de 179 mil toneladas anuais.

Das estimadas 179 mil toneladas, apenas cerca de 11 mil toneladas coletadas são de lixo destinado à reciclagem. Isso representa 6,14% do total estimado, motivo pelo qual o secretário diz que a principal tarefa hoje é a conscientização da população para a separação do lixo. Um dos exemplos citados por ele foi a coleta de óleo de cozinha. Mesmo que a empresa concessionária do serviço ofereça a coleta em casa, apenas 10 litros de óleo são recolhidos por mês.

O secretário ainda explicou que ocorreu nos últimos anos uma redução no número de toneladas de lixo para reciclagem, devida, entre outros motivos, à ação de coletores externos, empresas e instituições, que atuam antes das coletas da Ambiental, empresa concessionária do serviço. Se em 2015 foram coletados 11,6 mil toneladas, no ano passado esse número chegou a 9,5 mil toneladas.

O pedido para os esclarecimentos do secretário na sessão foi do suplente de vereador Cassiano Ucker (PTB).


Notícias Relacionadas


Se você quer fazer uma sugestão, crítica ou correção sobre esta matéria, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou uma mensagem no WhatsApp (47) 98873-7517.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br