• Outorga Onerosa

Joinville só recicla 6% do seu lixo, afirma secretário

Por Sidney Azevedo.

Romualdo França

O secretário municipal de Infraestrutura, Romualdo França, esteve nesta segunda (17) no Plenário da Câmara para falar sobre os índices de coleta seletiva de lixo no município. Segundo ele, a estimativa é de que cada brasileiro produza 910 gramas de lixo por dia, o que totalizaria, para Joinville, um total de 179 mil toneladas anuais.

Das estimadas 179 mil toneladas, apenas cerca de 11 mil toneladas coletadas são de lixo destinado à reciclagem. Isso representa 6,14% do total estimado, motivo pelo qual o secretário diz que a principal tarefa hoje é a conscientização da população para a separação do lixo. Um dos exemplos citados por ele foi a coleta de óleo de cozinha. Mesmo que a empresa concessionária do serviço ofereça a coleta em casa, apenas 10 litros de óleo são recolhidos por mês.

O secretário ainda explicou que ocorreu nos últimos anos uma redução no número de toneladas de lixo para reciclagem, devida, entre outros motivos, à ação de coletores externos, empresas e instituições, que atuam antes das coletas da Ambiental, empresa concessionária do serviço. Se em 2015 foram coletados 11,6 mil toneladas, no ano passado esse número chegou a 9,5 mil toneladas.

O pedido para os esclarecimentos do secretário na sessão foi do suplente de vereador Cassiano Ucker (PTB).