• AP
  • Sessão Especial de julho
  • Sessão Especial de junho

Campeã mundial de jiu-jitsu ensina defesa pessoal a mulheres na CVJ

Por Jornalismo CVJ.

Comissão de Saúde e de Legislação
Érica Paes, ladeada por Paolla Oliveira e Raul Gazolla, atores (Foto do perfil pessoal no Facebook)

Campeã mundial de jiu-jitsu e assessora da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, Érica Paes vai ensinar técnicas de defesa e de reconhecimento de agressores no 1º Encontro de Combate à Violência contra Mulheres de Joinville, no dia 13 de setembro, na Câmara de Joinville. O evento gratuito é da Escola do Legislativo. As inscrições devem ser feitas aqui no site, a partir do banner em destaque na capa.

A ex-lutadora de MMA atuou e foi responsável por treinar a atriz Paolla Oliveira para o papel da policial e lutadora Jeiza, na novela "A Força do Querer", da TV Globo, em 2017. Ela é a criadora do projeto "Eu Sei Me Defender", que oferece a mulheres apoio para abandonar situações de vulnerabilidade. Elas aprendem artes marciais, por exemplo, e têm orientação psicológica.

Dados da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina mostram que, até 30 de julho, foram registrados 64 casos de estupro em Joinville, sendo que desses, 16 foram praticados contra mulheres em situação de violência doméstica. Foram ainda 511 casos de lesão corporal, 7 tentativas homicídio e 530 ameaças.

Ações da Câmara

Em julho, a Câmara fez audiência pública sobre violência e igualdade de gênero. Na ocasião, foi pedida delegacia exclusiva para mulheres. Nesta semana, vereadores da Mesa Diretora se reuniram com representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher para estreitar laços e ouvir as demandas do conselho, que deseja ser deliberativo, e não apenas consultivo.

Há projetos em tramitação que propõem, entre outras ações relacionadas ao combate à violência, ensinar a Lei Maria da Penha nas escolas, criar um banco de trabalhadoras vítimas de violência, e prevenir o assédio no transporte público.

O quê: 1º Encontro de Combate à Violência contra Mulheres de Joinville.
Quando: 13 de setembro, às 19h.
Onde: Plenário da CVJ.
Inscrições: Gratuitas, no www.cvj.sc.gov.br.

Mais informações pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e pelo telefone (47) 2101-3224, das 13h às 19h.