• Audiência Pública
  • Transparência

Galeria relembra ex-vereadoras da CVJ

Você sabia que a Câmara conta com uma seção do saguão de entrada destinada à recordação das vereadoras que já estiveram na Câmara? O trecho final da Galeria de Arte Matilde Amin Ghanem apresenta os retratos das ex-vereadoras. Matilde que, aliás, foi a primeira vereadora eleita de Joinville, entrando na Casa em 1954.

A criação da galeria das ex-vereadoras ocorreu com a Resolução 6/2007, texto promulgado pela então presidente da CVJ em exercício Dalila Rosa Leal.

A maior parte das vereadoras se elegeu após a redemocratização do país, com a promulgação da Constituição de 1988. Hoje são duas as mulheres que ocupam cadeiras no Plenário. Elas são Ana Rita Negrini Hermes (Pros) e Tânia Larson (Solidariedade). Mas antes delas apenas nove mulheres estiveram nessa posição.

Já foram também parlamentares Pastora Léia, Zilnety Nunes, Dalila Rosa Leal, Tânia Maria Eberhardt, Carmelina Barjona, Maria Andreis Cadorin, Heliete Steingräber da Silva e Tereza Campregher Moreira.

Antecedendo elas em três décadas, a primeira vereadora da cidade, Matilde Amin Ghanem, exerceu dois mandatos (1954-1959 e 1959-1962). Matilde chegou a se eleger deputada estadual em 1963, mas deixou o mandato para ocupar a posição de secretária de assistência social em Blumenau. Formada em ciências contábeis, atuou em várias empresas, tendo ganhado reconhecimento de funcionários ao ensinando técnicas de artesanato de forma voluntária. Matilde faleceu em março do ano passado, aos 93 anos.

A segunda mulher eleita para a CVJ foi Tereza Campregher Moreira, que exerceu mandato entre 1989 e 1992. A ex-vereadora foi a primeira mulher eleita após a promulgação da Constituição, tendo obtido 1,8 mil votos. Ela participou das discussões que moldaram a Lei Orgânica de Joinville. Antes do parlamento, ela atuava como professora, e foi diretora de escola municipal. Tereza faleceu em abril de 2016, aos 74 anos.

No mandato entre 1997 e 2000, Heliete Steingräber da Silva assumiu a suplência após falecimento do então vereador João Pessoa Machado. Ela também esteve no Plenário em outras duas oportunidades posteriormente. Professora, Heliete também foi coordenadora regional de educação e gerente de educação da rede estadual.

Carmelina Alves Filha Barjona foi a quarta mulher vereadora de Joinville e foi eleita para dois mandatos consecutivos, entre 2001 e 2008. Também do ramo da educação e pós-graduada em pedagogia, ela dava aulas na ACE e era supervisora em escolas da rede estadual de educação.

Maria Andreis Cadorin também foi eleita para o mandato de 2001 a 2004. Engenheira ambiental gaúcha, ela trabalhou orientando agricultores da cidade na hoje extinta Fundação Municipal 25 de Julho. Cadorin também foi presidente da também extinta Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) e sua atuação foi marcada principalmente pela defesa do meio ambiente.

Tânia Maria Eberhardt foi eleita para dois mandatos (2005-2008 e 2009-2012). Joinvilense, começou sua atuação como servidora pública na hoje extinta Fundação Municipal Albano Schmidt (Fundamas), que se destinava à educação profissionalizante. Depois disso, passou a exercer funções na Secretaria de Assistência Social. Atualmente é diretora-geral do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt.

Dalila Rosa Leal também foi eleita para dois mandatos (2005-2008 e 2009-2012). Natural de Barra Velha, a educadora se formou politicamente no bairro Floresta e quando atuava no sindicato dos professores da rede estadual. Ultimamente trabalhava na gerência regional de educação do governo estadual.

Zilnety Nunes Sulim foi eleita para o mandato entre 2009 e 2012 e retornou como suplente na Legislatura anterior em 2015, após a eleição de Patrício Destro como deputado estadual. Cantora e compositora, a joinvilense é ligada à Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

Léia Maria da Rocha Hostim, mais conhecida como Pastora Léia, foi eleita para o mandato entre 2013 e 2016. Natural de São João do Itaperiú, graduada e pós-graduada em pedagogia, foi a primeira pastora da Igreja do Evangelho Quadrangular da cidade.

Texto: Jornalismo CVJ, por Sidney Azevedo / Foto: Nilson Bastian

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br