• Acesse o portal da transparência
Blog da LOT

Comissão encerra rodada de onze audiências sobre violência nos bairros

Os vereadores da Comissão de Proteção Civil e Segurança Pública da Câmara terminaram ontem uma série de 11 audiências públicas por bairros de Joinville para ouvir as reclamações e clamores dos moradores para o problema da violência e insegurança pública. O encontro de ontem — que encerrou esta série — foi na Escola Valentim João da Rocha, no bairro Vila Nova.

Segundo o presidente da comissão, vereador Richard Harrison (PMDB), cerca de mil pessoas participaram das 11 audiências públicas. De um modo geral, em todos os bairros visitados pelos vereadores, a reclamação principal da população é a falta de um policiamento mais ostensivo e preventivo. Harrison destacou também a falta de participação de representantes do governo do Estado — a quem competem as atividades de segurança pública — na maioria das audiências públicas.

Harrison disse que, "apesar do desdém do governo do Estado para com o povo de Joinville", vai reunir em um único documento todas as reivindicações colhidas nas 11 audiências públicas, e vais remetê-lo à Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão. As onze audiências públicas foram realizadas nos bairros Comasa, Pirabeiraba, São Marcos, Jardim Paraíso, Aventureiro, Saguaçu e Iririú (uma audiência para as duas localidades), Boa Vista, Floresta, Petrópolis, Paranaguamirim e Vila Nova.

"É preciso garantir um efetivo condizente com a nova realidade joinvilense e, principalmente, assegurar a logística necessária para que as polícias civil e militar possam realizar suas atividades com a efetividade que todos desejamos", afirmou o presidente da comissão.

Ontem, no Vila Nova, a delegada regional de Polícia Civil de Joinville, Tânia Harada, destacou que o bairro agora conta com uma delegada fixa na 5ª Delegacia de Polícia, e a jurisdição da unidade vai ser ampliada com a chegada de mais um delegado e de dois novos agentes nas próximas semanas. Eles foram aprovados no último concurso público e terminaram curso de preparação na Academia de Polícia, em Florianópolis, recentemente.

Texto: Jornalismo CVJ, por Felipe Faria. Foto: Sabrina Seibel.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br