• Acesse o portal da transparência
  • Sessão Especial 29/11/2017
Blog da LOT

Moradores do Jardim Iririú levantam discussão sobre UBS em Audiência Pública


A Câmara de Vereadores realizou na noite de hoje (31), uma Audiência Pública da Comissão de Saúde na Associação de Moradores do Jardim Iririú. A reunião foi uma solicitação do Vereador Wilson Paraíba (PSB) a fim de discutir a reforma da Unidade Básica de Saúde Jardim Iririú e a construção de uma nova unidade no conjunto habitacional Dom Gregório Warmeling.

Atualmente, o Jardim Iririú conta com cerca de 25 mil habitantes, o que deixa a UBS desprovida de materiais e espaço para atender a demanda da comunidade. A princípio, estava programada uma reforma – a ser iniciada no mês de outubro - para melhor atender a saúde local, entretanto a mesma foi prorrogada gerando alvoroço na comunidade. Sendo assim, a principal finalidade do encontro foi dar espaço para que a Secretaria de Saúde pudesse responder aos questionamentos dos moradores.

O primeiro a se pronunciar foi o Diretor Executivo da Secretaria de Saúde, Douglas Calheiros Machado, que dissertou sobre as duas propostas em andamento. Com relação à reforma questionada, foi afirmado que por conta de o investimento ser maior que o previsto houve uma reprogramação nas obras da Secretaria – que por conta de um acordo com o Ministério Público deve entregar nove unidades prontas por ano, com acessibilidade e alvará de funcionamento, o que levou a esse remanejamento. Sobre a construção da nova unidade, foi apresentado o projeto em fotos e dados.

A alegação do Diretor de falta de verba causou indagação nos munícipes presentes, entretanto o mesmo justifica: “Trabalhamos com recurso, e esse ano não foi fácil. Temos limites financeiros”. Machado afirma ainda que a Secretaria de Saúde segue o planejamento determinado pelo do Ministério Público para estabelecer a prática de suas obras. 

De acordo com o presidente da comissão, vereador Maurício Peixer (PR), o principal objetivo da reunião era escutar da comunidade o que está em pauta, e que agora caberá aos vereadores acompanhar os próximos passos das entidades municipais para que a comunidade seja atendida.  

Para o Presidente da Associação de Moradores de Bairro Iririú, Diácono Antônio João dos Santos, a Audiência serviu para que a comunidade pudesse ouvir e tentar entender as explicações diretamente dos órgãos competentes. “Esse é o primeiro momento que temos um evento tão significativo para a saúde. Agora, podemos com a força do povo e a ajuda do poder público conquistar o que nos é de direito”, conclui.

Além de Wilson Paraíba e Maurício Peixer, estavam presentes os vereadores Odir Nunes (PSDB), Pelé (PR) e Rodrigo Fachini (PMDB),  além de membros do Conselho de Saúde Local e Municipal, representantes da Secretaria de Saúde e membros da comunidade local, que lotaram o ginásio da associação. 




Reforma da UBS Jardim Iririú
De acordo com o Diretor Executivo, Douglas Calheiros Machado, a reforma da Unidade Básica de Saúde do Jardim Iririú deverá ser iniciada em março de 2018, tendo como proposta ampliar 37 m² (no total) e ser entregue já com os ajustes aprovados pelo Ministério Público.

Construção da UBSF Dom Gregório
Ainda de acordo com o representante da Secretaria Municipal de Saúde, os projetos estão prontos e aprovados e em fase de licitação (com o início das obras previsto para 2018). A área a ser construída é de 744,4 m², e deverá contar com cinco equipes de Estratégia de Saúde da Família. 
 
Texto: Comunicação CVJ, por Lydia Camargo, assessora especial.


Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br