• Outorga Onerosa
  • WhatsApp
  • Sessão Especial
  • Sessão Solene
Imprimir
PDF

Audiência pública discutiu a acessibilidade em Joinville

Por Jeferson Luis dos Santos.

A acessibilidade em Joinville foi tema de debate em audiência pública na Câmara de Vereadores na noite desta terça-feira (24). A reunião oportunizou entidades a reivindicarem o cumprimento da legislação e melhorias nas vias públicas de Joinville.

A reunião com a população foi um pedido da Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais (Ajidevi) à Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Câmara. A audiência pública no Plenário reuniu vereadores, representantes de secretarias municipais e representantes de entidades que prestam atendimentos a pessoas com deficiência.

Libras e Lei de Inclusão

Representante da Associação de Surdos de Joinville, Tiago Fagundes destacou que Joinville precisa de uma escola bilíngue, com aulas em libras. Tiago pontuou que uma central de libras para auxiliar na acessibilidade para os surdos também seria importante. Para o presidente da Ajidevi, Leonardo Apolinário Inácio, a acessibilidade precisa fazer com que todos sejam reconhecidos como pessoas. “Sabemos que temos a lei brasileira de inclusão, homologada em 2015, e que ainda temos muito para caminhar para colocá-la em prática”, avaliou.

A Associação Joinvilense de Ostomizados (AJO) pediu para que o município forneça credencial de deficiente para os ostomizados. Segundo Rangel Ferreira Alves, a legislação municipal não respeita a legislação federal, a qual lista os ostomizados como deficientes.

Calçadas

A Associação dos Deficientes em Joinville (Adej) trouxe para a reunião uma reflexão sobre a qualidade das calçadas em Joinville. Nelson Farias convidou as autoridades municipais para verificarem as condições de calçadas nos bairros de Joinville. “Na prática, ainda falta muito para Joinville ser uma cidade de primeiro mundo em acessibilidade", concluiu.

Representantes de entidades que prestam atendimentos a pessoas com deficiência em Joinville entregaram aos vereadores documentos com reivindicações de melhorias de acessibilidade no município.

O que disse o Poder Público

As secretarias municipais de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e Meio Ambiente (Sema) se colocaram a disposição para receber representantes de entidades para conhecerem as necessidades que precisam ser atendidas.

Na área esportiva, foram destacadas as adaptações na Arena Joinville, o trabalho voltado ao basquete em cadeiras de rodas e os projetos esportivos destinados à pessoas com necessidades especiais.

A secretaria de Planejamento Urbano (Sepud) informou que está trabalhando na revisão da lei de calçadas. Segundo Taline Schroeder, o trabalho foi encaminhado para avaliação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

Texto: Jornalismo CVJ, Jeferson Luis dos Santos / Foto: Nilson Bastian 

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br