• Caminhos de Joinville
  • Prêmio Jovem Autor 2019
  • Audiência Pública
Imprimir
PDF

Câmara celebra trajetórias de mulheres joinvilenses

Por Sidney Azevedo.

Câmara de Vereadores de Joinville
Foto de Mauro Arthur Schlieck

A Câmara de Joinville fez nesta sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, uma sessão solene para outorgar a nove mulheres a Medalha de Mérito Justina Rosa Fachini. A cerimônia é uma homenagem também aos 168 anos de fundação de Joinville, comemorados neste sábado (9).

A Medalha de Mérito Mulher Cidadã Justina Rosa Fachini é destinada a mulheres que se destacaram na comunidade. Cada partido representado na Câmara pode indicar uma mulher para receber a honraria.

Foram homenageadas Amanda Pickler (PSD), Dolores Carolina Tomaselli (PSDB), Fátima da Silva Rabelo (PR), a delegada Georgia Bastos (Pros), Jurema Signorini (MDB), Lídia Duarte (PDT), Luzia Clélia de Morais Vieira da Silva (PSC), Teresinha Scola Brito (PSB) e Terezinha Souza Dallagno (SD).

O presidente da Câmara, Cláudio Aragão (MDB), lembrou de como viveu Justina Fachini. “Eu a conheci, era uma mulher que vivia para o próximo”, disse.

O vereador Rodrigo Fachini (MDB), filho de Justina, que dá nome à medalha, relembrou do incêndio da fábrica Triangle Shirtwaist, que marcou a reivindicação por direitos das mulheres, que vitimou 123 que trabalhavam no prédio que estava com as portas trancadas, impedindo a saída dos operários.

Estavam presentes as vereadoras Tânia Larson (SD), Ana Rita (Pros) e Iracema Bento (PSB) e os vereadores Fabio Dalonso (PSD), Jaime Evaristo (PSC), James Schroeder (PDT), Mauricinho Soares (MDB), Maurício Peixer (PR), Odir Nunes (PSDB), Rodrigo Fachini (MDB).

Também compareceram o deputado estadual Fernando Krelling (MDB), o secretário de Assistência Social, Vagner Ferreira de Oliveira, a delegada de Polícia Civil Tânia Harada e o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Carlos Kelm.


Notícias Relacionadas


Se você quer fazer uma correção, sugestão ou crítica, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou uma mensagem no WhatsApp (47) 98873-7517.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br