• Caminhos de Joinville
  • WhatsApp
Imprimir
PDF

Um século e meio! CVJ comemora início do Legislativo em Joinville

Por Jornalismo CVJ.

A Câmara comemorou os 150 anos de Poder Legislativo em Joinville com uma sessão solene na noite desta segunda-feira (19), no Plenário da Casa. O evento marcou também o lançamento do selo comemorativo do sesquicentenário da Casa. Foram homenageados o ex-vereador Mário Lobo e a ex-vereadora Heliete Steingraber, em reconhecimento aos homens e mulheres que já legislaram em Joinville.

Mário Lobo foi presidente da Câmara entre 1970 e 1971, na sétima legislatura. Ressaltou que no período em que assumiu a Casa estava sem uma sede própria. “Usávamos apenas uma sala na Prefeitura”, pontuou, para indicar como a cidade e as condições de exercício da atividade parlamentar se aprimoraram nas últimas décadas. Pontuou ainda que, “Seja qual for a ideologia ou o partido político, o importante é a união”.

Heliete, por sua vez, contou que “era muito difícil uma mulher vencer uma eleição” e exaltou a presença de colegas vereadoras com as quais dividiu a Tribuna. Ela foi a segunda mulher na história da cidade a exercer a função e defendeu a presença de mais mulheres na Casa. Heliete, que é professora, teve como principal bandeira a defesa da educação em Joinville.

Autoridades dos três poderes estiveram presentes no evento comemorativo. Representantes das Forças Armadas, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville também estiveram na solenidade.

O prefeito Udo Döhler destacou o papel de comunicação e intermediação que a Casa exerce entre a população e o Poder Executivo.

Presidente da Casa, Fernando Krelling contou como o exercício parlamentar o fez mudar sua visão sobre a Casa: “Antes de vir pra cá eu jamais imaginei que um dia ia fazer parte dessa história como agente político”.

O vereador e ex-presidente Fabio Dalonso ressaltou o papel de caixa de ressonância da Casa, ao amplificar as vozes da população.

Exposição

O evento também marcará o início de uma exposição sobre os 150 anos da Câmara de Joinville. Ela vai mostrar um pouco da história da Câmara até hoje, com os principais momentos em uma linha do tempo. A exposição será no hall de entrada da Câmara.

Os 150 anos

Tudo começou em 1868, quando Joinville foi elevada à categoria de vila, o equivalente hoje a município. Em setembro daquele ano, reuniram-se 231 eleitores às portas da Igreja de São Francisco Xavier para a eleição de sete parlamentares que dariam início à Câmara de Vereadores. Dom Pedro II reinava no distante Rio de Janeiro, e a então vila com 5 mil habitantes fazia sua primeira eleição.


Notícias Relacionadas


Se você quer fazer uma sugestão, crítica ou correção sobre esta matéria, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou uma mensagem no WhatsApp (47) 98873-7517.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br