• Audiência Pública
  • Transparência

Câmara faz sessão de homenagens

A Câmara fez, na noite desta quarta-feira (25), sessão especial de homenagens para o líder comunitário Juvenal da Cruz Soares, para o empresário Hary Heins Lindner, pela criação de uma das primeiras reservas privadas do patrimônio natural e para a Assessoritec, que completa 20 anos em 2018.

Na tribuna, o vereador James Schroeder (PDT), que propôs a homenagem a Hary Heins Lindner, afirmou que o homenageado é um empresário diferente daqueles que apenas retiram as riquezas da terra. Lindner afirmou que desde menino se preocupava com a destruição do solo. A preocupação com o meio ambiente levou o homenageado a adquirir a área chamada Caetezal, em 1967, um remanescente verde da Colônia Dona Francisca, para ali criar uma das primeiras áreas de preservação ambiental do país. A área foi reconhecida pelo governo federal como Reserva Particular do Patrimônio Natural em 2001.

Proponente da homenagem a Juvenal da Cruz Soares, o vereador Cláudio Aragão (PMDB) afirmou que Juvenal contribuiu muito para o desenvolvimento do bairro João Costa. Representando o homenageado, o diácono da Igreja São Paulo Apóstolo Vanderlei Aragão disse que a vida comunitária de seu Juvenal tem transparência, honestidade e caráter.

O vereador Rodrigo Coelho (PSB), que propôs a homenagem à Assessoritec, afirmou que a empresa realizou o sonho de muitas pessoas que não tinham a chance de ingressar em um curso técnico ou superior. O sócio fundador da Assessoritec, Anelisio Machado, disse que a empresa veio para servir em Joinville. Ele afirmou ainda que a cidade recebe muitas empresas porque os joinvilenses estão preparados para isso, pois são interessados no trabalho e no estudo.

Conheça um pouco mais dos homenageados.

Hary Heins Lindner
Empresário do ramo de beneficiamento de madeira, Hary Heins Lindner, com 90 anos completos, nasceu em Rio Negrinho e veio para Joinville aos 14 anos para aprender o ofício da marcenaria. Destacando-se cedo nas funções do ramo, logo estava na direção da Móveis Cimo, levando a empresa a bater recordes de produção. Hary logo adquiriu sua própria empresa e se especializou na produção de tacos de madeira, o que lhe rendeu o apelido de Taco e motivou a alteração do nome da empresa para Tacolindner, mantido até hoje. O crescimento da empresa deveu-se principalmente à inovação e criação de novos produtos, mas também à preocupação de reduzir ao máximo a derrubada de árvores.

Juvenal da Cruz Soares
Juvenal da Cruz Soares é uma das pessoas mais conhecidas do bairro João Costa. O líder comunitário nasceu em Araquari há 85 anos. Desde a infância Juvenal criou um forte vínculo com a Igreja Católica, quando vinha a pé assistir à missa em Joinville. Ele casou-se há cinquenta e sete anos com Ernestina e com ela teve cinco filhos, oito netos e quatro bisnetos. Porém, um de seus filhos, Paulo César, morreu em um acidente de moto na rua Monsenhor Gercino. O episódio foi determinante para que Juvenal e Ernestina decidissem doar o terreno que seria do filho para que a comunidade católica do bairro fundasse a comunidade, hoje paróquia, São João Apóstolo. Em reconhecimento a esse gesto, a paróquia deu o nome de Juvenal da Cruz Soares ao seu centro de convivência.

Assessoritec
Fundada em 11 de maio de 1998 pelo professor Anelísio Machado e por Janete Pedroso Machado, no bairro Aventureiro, a Assessoritec Assessoria e Treinamento surgiu para oferecer assessoria a empresas, cursos profissionalizantes e preparatório para supletivo dos ensinos fundamental e médio. Tendo em vista um público com pouco acesso ao estudo, as unidades da instituição de ensino eram colocadas em locais de fácil acesso a trabalhadores, como terminais de ônibus. Em 2004 uma grande reformulação da instituição a levou a exercer papel preponderante no ensino técnico profissional de Joinville e região. Em 2005, outra alteração. A instituição passou a não ter fins lucrativos, além de começar a se preparar para oferecer cursos superiores de tecnologia, conquista ocorrida em 2007. Atualmente a instituição oferece até cursos de pós-graduação, voltados principalmente à produção industrial. Atualmente, a Assessoritec possui três unidades em Joinville, nos bairros Iririú, Aventureiro e Vila Nova, além de unidades nas cidades de Araquari, Rio Negrinho, Garuva e Itajaí.

Texto: Jornalismo CVJ, por Marina Bosio / Foto: Nilson Bastian

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br