• Audiência Pública 17/04/2018
  • Audiência Pública 18/04/2018
  • Sessão Solene
  • Sessão Solene
Blog da LOT

Sessão especial celebra instituições e personagem que fizeram história em Joinville

A Câmara de Vereadores de Joinville fez, na noite desta terça-feira (27), sessão especial para homenagear os 200 anos de nascimento de Ottokar Doerffel, os 30 anos de fundação do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Univille, os 80 anos da Fundição Tupy e os 35 anos da Sidy Relojoaria e Ótica. 

Na tribuna, o proponente da homenagem ao DCE da Univille, vereador Richard Harrison (PMDB), afirmou que a entidade representa a exigência de um ensino de qualidade em Joinville. O presidente do DCE, Matheus Mews, lembrou que a entidade é precursora do movimento estudantil em Joinville e já representou várias gerações de estudantes no município.

O vereador Rodrigo Fachini (PMDB), que propôs a homenagem à Sidy Relojoaria e Ótica, disse que certamente o atendimento de qualidade é um dos segredos do sucesso da relojoaria. O proprietário da relojoaria, Raul Sidney Hasse, agradeceu a homenagem e afirmou que o desejo de empreender foi sempre a motivação do seu trabalho.

Proponente da homenagem à Fundição Tupy, o vereador Rodrigo Coelho (PSB), lembrou que a empresa desenvolveu muito a cidade, inclusive na educação, com a Escola Técnica Tupy e posterior Sociesc. O presidente da Tupy, Luís Ferro, falou sobre ambição, afirmando que os fundadores da Tupy tiveram muita coragem.

Falando sobre os 200 anos de nascimento de Ottokar Doerffel, o proponente da homenagem, vereador Fábio Dalonso (PSD), citou um trecho de carta que Doerffel escreveu à sua mãe, em que ele afirmou: “esta terra devolve em dobro todo trabalho que aqui é feito”. A arquivista-chefe do Arquivo Histórico do Estado Livre da Saxônia, Judith Matzke, afirmou que Ottokar Doerffel trabalhou para o estabelecimento e o desenvolvimento de Joinville. Ela disse ainda que devemos, a exemplo dele, trabalhar para a compreensão e o intercâmbio dos dois lados do Atlântico.

Saiba mais sobre os homenageados:

200 anos de nascimento de Ottokar Doerffel

O ano de 2018 marca o bicentenário de nascimento de um importante nome da história de Joinville, Ottokar Doerffel.

Nascido em Waldenburg, na Alemanha, Ottokar Doerfell participou na fundação e na direção de diversas associações comunitárias de Joinville como a maçonaria, a comunidade evangélica luterana e a Sociedade Ginástica. Ottokar Doerffel também é considerado o pai da imprensa em Joinville, pela criação do jornal Kolonie-Zeitung em 1862.

Na política, Ottokar Doerffel foi vereador, presidente da Câmara de Joinville e cônsul da Alemanha.

80 anos da Fundição Tupy

A história da Fundição Tupy está atrelada à era da industrialização do Brasil. No início das atividades da empresa em Joinville destaca-se a dedicação dos fundadores Albano Schmidt, Hermann Metz e Arno Schwars.

Hoje a capacidade de produção nos parques fabris da empresa é superior a 800 toneladas anuais de ferro fundido, que são exportados para aproximadamente 40 países. Toda essa capacidade produtiva é impulsionada pelas mãos de mais de 12 mil empregados.

30 anos de fundação do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UNIVILLE

O Diretório Central de Estudantes (DCE) da Univille representa os mais de 8 mil acadêmicos da instituição.

Porta-voz dos acadêmicos, o DCE Univille vem há três décadas marcando o movimento estudantil de Joinville e região na busca do aprimoramento da formação universitária do norte de Santa Catarina.

35 anos da Sidy Relojoaria e Ótica

A Sidy Relojoaria e Ótica foi inaugurada em 1983 na avenida Getúlio Vargas, no bairro Anita Garibaldi. No início o ramo do negócio era apenas conserto e venda de relógios. Posteriormente o empreendimento passou a oferecer conserto e confecções de joias e, por último, ingressou no ramo ótico, atual carro-chefe da empresa.

Comemorando 35 anos de atuação no mercado, a Sidy ocupa lugar na complementação da saúde visual das pessoas e no trabalho social com doação de óculos para pessoas carentes.

 

Texto: Jornalismo CVJ, por Marina Bosio / Foto: Nilson Bastian

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br