• Audiência Pública
  • Audiência Pública
  • Sessão Especial 30/05/2018

Sessão especial da Câmara presta homenagens

Na noite desta quarta-feira (25) uma sessão especial no Plenário da Câmara de Vereadores prestou homenagens aos 500 anos da Reforma Luterana, à participação do 62° BI na missão de paz da Organização das Nações Unidas em Angola, aos 30 anos da Vanessa Modas e ao trabalho de Osnilda Bachtold na proteção aos animais.

Confira mais informações sobre os homenageados desta noite:

Reforma Luterana

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil está comemorando em 2017 os 500 anos da Reforma Luterana. A história da Igreja Luterana começou em 1517 na Alemanha, através do ex-monge Martinho Lutero.

A primeira Congregação Luterana fundada oficialmente no Brasil foi estabelecida em maio de 1824, em Nova Friburgo (RJ). Atualmente, no país, são 485 paróquias e mais de 1.800 comunidades com mais de 700 mil membros.

A homenagem foi proposta pelo vereador Lioilson Corrêa (PSC).

62° Batalhão de Infantaria em Angola

A missão de paz da Organização das Nações Unidas em Angola foi estabelecida para ajudar o governo do país a restabelecer a paz e a reconciliação nacional. O 62° Batalhão de Infantaria formou o 3º contingente desta missão de paz da ONU.

De agosto de 1996 a fevereiro de 1997 mais de 350 militares do “nosso batalhão” participaram, em solo africano, das missões envolvendo recolhimento de armas usadas na guerra civil, escolta de comboios e missões subsidiárias em ações educativas e em campanhas de vacinação. As ações ajudaram Angola a se reerguer após longo conflito armado.

A homenagem foi proposta pelo vereador Fabio Dalonso (PSD).

Vanessa Modas

Desde o final da década de 1980 o comércio de Joinville dispõe dos produtos da rede de lojas Vanessa Modas. Atualmente são cinco unidades instaladas na cidade, vendendo roupas, calçados, acessórios femininos, masculinos e infantis, além do setor de enxoval e artigos para festa.

O projeto foi idealizado pelo casal Tereza Teixeira Teza e Juenil Theodózio Teza.

A homenagem foi proposta pelo vereador Rodrigo Coelho (PSB).

Osnilda Bachtold

O trabalho e a preocupação de Osnilda Bachtold com animais abandonados surgiu em 1990, quando ela começou a levar cães e gatos abandonados ao veterinário.

Em 2001, Osnilda fez parte do grupo que criou a Ong Abrigo Animal. A sede da ong foi construída no ano seguinte em um terreno emprestado que acabou sendo adquirido mais tarde. O Abrigo Animal possui canil e gatil com capacidade para atender 350 animais.

A homenagem foi proposta pela vereadora Tânia Larson (SD).

As sessões especiais ocorrem nas últimas quartas do mês. Os vereadores indicam os homenageados via projeto de lei.

Texto: Jornalismo CVJ, por Jeferson Luis dos Santos / Arte: Paula Haas

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br