• Cauduro de Oliveira
  • A gente faz
  • Audiência Pública sobre a Cosip
  • Sessão Especial 25/09
  • Siga a CVJ nas redes sociais
Imprimir
PDF

Chumbinho Becker, Pe. João Brolini e RCC são homenageados na Câmara

Por Sidney Azevedo.

Da esquerda para a direita: o piloto Chumbinho Becker; a vereadora Tânia Larson (SD); o pe. João Brolini; o vereador Richard Harrison (PMDB), o atual administrador diocesano de Joinville, pe. Adenir Ronchi; o presidente da CVJ, vereador Fernando Krelling (PMDB), o presidente do conselho diocesano da RCC, Bento Albano; e o vereador Maurício Peixer (PR)A Câmara realizou nesta quarta-feira (29) uma sessão especial no Plenário para homenagear o piloto de Motocross Milton Becker, o Padre João Brolini e a Renovação Carismática Católica por seus trabalhos em Joinville.

O primeiro a ser homenageado foi o piloto de motocross Milton “Chumbinho” Becker. Ao falar sobre o esporte como caminho para desenvolvimento, disse que jovens “deveriam ter essa oportunidade de não só poder se desenvolver dentro de uma empresa (...) Mas deveriam ter uma [cartela de] opções maior, de escolher esportes como uma profissão”.

Afirma Chumbinho que, quando adolescente, ainda em Itapiranga, o motocross “não era considerado como um trabalho ou esporte”, o que o levava a ter medo de pedir permissão ao pai para correr. “Muitos dizem que dentro de um esporte é preciso ter dom. Eu acho que dom é você ter paixão por aquilo que você faz”, afirmou.

Chumbinho enfatizou o exemplo de esportistas como meio de que jovens descubram o esporte como meio de vida. O motociclista também mencionou a importância do motoclube que o lançou na vida esportiva ainda em Itapiranga, sua cidade natal.

O segundo homenageado da noite foi uma escolha do vereador Richard Harrison (PMDB), evangélico, que escolheu prestigiar o padre João Brolini pelo trabalho realizado no sistema prisional de Joinville. Brolini é o pároco da paróquia São Paulo, que abrange a região do bairro Parque Guarani, onde está o complexo penitenciário. Um dos episódios narrados por Harrison foi a permissão para que uma banda formada por detentos tocasse na sede da paróquia.

Explicando o motivo pelo qual escolheu para homenagear a Renovação Carismática Católica (RCC), o vereador Maurício Peixer (PR) contou que há 34 anos atrás participou de um retiro que mudou sua vida. Na época, conta Peixer, ele era gerente de uma loja de grande expressão em Joinville, mas sentia-se vazio. Seguindo caminho no movimento religioso da Igreja Católica, foi coordenador nos níveis comarcal, diocesano e estadual e membro do conselho nacional da RCC.

Bento Albano, atual presidente do conselho diocesano da RCC, disse que hoje são mais de mil "servos" (como são chamados os frequentadores assíduos dos grupos da RCC) envolvidos em 165 grupos de oração em toda a diocese de Joinville (que se estende entre São Francisco do Sul e Mafra). Albano destacou também que a RCC trabalha com conscientização política dentro da Igreja e ações sociais como campanhas de doação de sangue, arrecadação de alimentos para moradores de rua, entre outras.

Conheça mais dos homenageados:

Milton Becker

Piloto brasileiro de motocross com o maior número de títulos nacionais na carreira, Milton Becker, mais conhecido como “chumbinho”, se dedica há 34 anos a esse esporte. Nascido no interior de Itapiranga (SC), Milton veio para Joinville com a família, quando tinha 10 anos. Ainda bem jovem, Chumbinho começou a trabalhar em uma oficina de motos, o que deu início a sua carreira no motocross.

Em 1986 foi campeão regional de motocross e em 1987 foi campeão estadual. Seu primeiro título brasileiro veio em 1992. Atualmente, já soma 24 títulos nacionais na carreira. Chumbinho levou o nome de Joinville ao cenário nacional e internacional nesse esporte. Hoje ministra cursos de pilotagem para jovens de todo o Brasil no Centro de Treinamento Chumbinho, aqui em Joinville.

A indicação da homenagem foi da vereadora Tânia Larson (SD).

Pe. João Brolini

Nascido no Paraná, João Brolini veio para Joinville a convite do já falecido Dom Irineu Roque Scherer. Hoje, ele se dedica a trabalhos em diversas pastorais, como a Pastoral Carcerária, a Pastoral Social, a Pastoral Antialcoólica e a Pastoral da Criança.

A indicação da homenagem foi do vereador Richard Harrison (PMDB).

Renovação Carismática Católica de Joinville

As primeiras reuniões da Renovação Carismática Católica em Joinville ocorreram em 1978. Esses encontros sempre iniciavam com o terço e depois havia louvores, oração em línguas, momentos de cura e meditação da palavra de Deus. Desde então, o movimento cresceu na cidade. Hoje são mais de 145 grupos de oração. Todos os anos, no dia de Pentecostes - uma das datas mais importantes do calendário cristão, celebrado 50 dias depois do domingo de páscoa - a Renovação Carismática Católica de Joinville se reúne no Centreventos Cau Hansen para celebrar e rezar pela cidade.

A indicação da homenagem foi do vereador Maurício Peixer (PR).

Texto: Jornalismo CVJ, por Sidney Azevedo, com informações de Anna Carolina Vavassori, estagiária sob supervisão / Foto: Nilson Bastian

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br