• Siga a CVJ nas redes sociais
  • Audiência Pública
  • Audiência Pública
  • Rádio CVJ
  • Sessão Especial
Imprimir
PDF

Câmara lança Jovem Autor

Por Marina Bosio.

A Escola do Legislativo lançou nesta quinta-feira (23) a terceira edição do Prêmio Jovem Autor. Este ano o concurso de redação e desenho tem o tema “Cidadania não em idade”. A partir desta sexta-feira (24), as escolas interessadas em participar podem se inscrever pelo site da Câmara de Vereadores. As inscrições vão até 17 de março.

Lançamento

O Plenarinho ficou lotado de diretores de escolas públicas municipais e estaduais, além dos diretores da rede privada de ensino. O presidente da Escola do Legislativo, James Schroeder, afirmou que o tema do Prêmio deste ano é importante. “O desafio é tratar a cidadania para que as crianças e adolescentes entendam desde cedo que a cidadania não acontece ‘por procuração’. É necessário participar e cobrar para exercer a cidadania”, afirmou.

Presente no lançamento, o secretário de Educação, Roque Mattei, elogiou o Prêmio Jovem Autor, afirmando que o concurso incentiva a escrita nos estudantes.

O Prêmio

O concurso tem cinco categorias, de acordo com a idade dos participantes (veja as cinco categorias abaixo), e é realizado em duas etapas.

A primeira é a etapa escolar, em que as escolas e professores responsáveis pela orientação do desenvolvimento do trabalho dos alunos se inscrevem. Para inscrever sua escola clique aqui. Depois, as escolas e professores que tiverem suas inscrições homologadas na primeira etapa terão o período de 20 de março a 5 de maio para selecionar os trabalhos que serão inscritos na etapa municipal.

Já na etapa municipal, as escolas deverão inscrever seus trabalhos, no período de 8 a 12 de maio. Os trabalhos serão selecionados, avaliados e classificados peça Câmara de Vereadores de Joinville.

Veja o edital completo clicando aqui. 

Categorias:
- Desenho, para as crianças de 1º a 3º anos do fundamental;
- Carta, para as crianças de 4º e 5º anos;
- Poema, para crianças de 6º e 7º anos;
- Crônica, para jovens de 8º e 9º anos;
- Artigo de Opinião, para jovens de ensino médio, independentemente do ano.

Premiação:
- Medalha de Mérito "Professora Herondina Vieira"
- 1º lugar de cada categoria – notebook 14 polegadas
- 2º lugar de cada categoria - tablet 10.1 polegadas
- 3º lugar de cada categoria - tablet 7 polegadas
- Aos professores orientadores responsáveis pelos alunos classificados em 1º lugar será concedido uma viagem cultural na cidade de São Paulo, pelo período de dois dias e um diploma outorgado pela Câmara de Vereadores de Joinville. O aluno, primeiro colocado na categoria "Artigo de Opinião", também vai ganhar uma viagem cultural para a cidade de São Paulo.

Medalha Professora Herondina Vieira

Com 45 anos dedicados à educação joinvilense, a Professora Herondina sempre teve orgulho pelo magistério e foi responsável direta pela formação de milhares de alunos, empunhou a bandeira da solidariedade, nas principais causas comunitárias no município de Joinville.

Texto: Jornalismo CVJ, por Marina Bosio / Foto: Sabrina Seibel

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br