• Sessão Especial de junho
  • Sessão Especial de julho 
  • Sessão Solene
  • Siga a CVJ nas redes sociais
  • AP
  • A gente faz
Imprimir
PDF

Câmara realiza sessão de homenagens para paróquia, fundação municipal e empresa joinvilense

Por Sidney Azevedo.

Deputados estaduais, vereadores, e homenageadosNesta quarta-feira (30), às 19h30, a Câmara realizou sessão especial para homenagear o centenário da Paróquia Santuário Sagrado Coração de Jesus, os 50 anos da Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho e os 30 anos da empresa Orbenk Administração e Serviços Ltda.

Ao falar sobre os trabalhos da Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho, o vereador James Schroeder (PDT), relacionou a história da Fundação à história da cidade. Schroeder, que já trabalhou na Fundação, observou que a transformação de uma colônia agrícola em uma cidade industrial e ao consequente êxodo rural levou à necessidade de criação de uma instituição para aprimorar o trabalho dos agricultores na época.

Schroeder destacou, ainda, que o aspecto rural não é o único trabalhado pela Fundação, observando também a realização de eventos e treinamentos para o turismo rural. “Em que pese seu pouco peso econômico, as atividades rurais seguiram se desenvolvendo no município”, disse o parlamentar.

O atual presidente da Fundação, Valério Schiochet, aproveitou seu momento de fala para destacar que, se em outros tempos o modelo era o da revolução verde, atualmente a prioridade é o modelo de pequenas propriedades rurais, com plantações mais voltadas para a alimentação orgânica.

O pároco-reitor da Paróquia Santuário Sagrado Coração de Jesus, Sildo Cesar da Costa, destacou que a homenagem de hoje era a uma história “construída pelo povo de Deus em Joinville”. Padre Sildo, da congregação do Sagrado Coração de Jesus, que administra a paróquia, natural de Joinville, ainda destacou de forma especial o papel de evangelização realizado pelos padres da congregação em toda a região norte do estado.

Sobre a empresa Orbenk, o proponente da homenagem, o vereador Claudio Aragão (PMDB) destacou a importância da criação de 7,3 mil empregos. O atual presidente da empresa, Ronaldo Benkendorf disse ser uma alegria que a empresa complete 30 anos e lamentou que muitas empresas fechem as portas antes de completar dois. Ronaldo aproveitou a ocasião para pedir que o Poder Público esteja ao lado do empreendedor.

As sessões de homenagem ocorrem habitualmente na última quarta-feira de cada mês. A sessão será a primeira depois do período eleitoral. Em cada uma dessas sessões, o limite de homenageados é quatro, tendo, no máximo, meia hora para cada homenagem, conforme o Regimento Interno da Casa. Cada homenageado é indicado por um parlamentar por meio de requerimento que precisa de aprovação de maioria simples do Plenário.

Conheça mais dos homenageados da sessão especial desta quarta-feira (30).

Paróquia Santuário Sagrado Coração de Jesus

Segunda paróquia a ter sido criada em Joinville, o Santuário Sagrado Coração de Jesus comemora seu centenário em três semanas. A paróquia foi fundada em 21 de dezembro de 1916, a partir de um pedido do padre José Sundrup ao bispo de Florianópolis (à época, a diocese de Joinville ainda não tinha sido criada). Sundrup foi o primeiro pároco, em um tempo no qual ainda não havia templo nem casa paroquial. Logo o padre dehoniano Augusto Weicherding assumiu em 1917 a administração da nova paróquia, desde então confiada à Congregação do Sagrado Coração de Jesus.

Nas décadas seguintes, a paróquia passou a ter comunidades nos bairros Guanabara, Itaum e Petrópolis, firmando-se como referência para os católicos de Joinville. Em 2000, a paróquia foi elevada a santuário, o primeiro santuário da cidade de Joinville, assumindo plenamente essa função em 2013, com a elevação das demais comunidades a paróquias, dedicando-se agora a receber peregrinos do Sagrado Coração de Jesus.

A homenagem foi proposta pelo vereador James Schroeder (PDT).

Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho

Criada há cinquenta anos, a Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho tinha como objetivo incentivar a permanência do agricultor no campo, em uma época na qual o êxodo rural era uma tendência forte. Inspirada nos centros de treinamento rural mantidos à época pelo governo estado, a Fundação desenvolve desde então treinamentos para os jovens do campo.

A instituição desenvolveu e disseminou técnicas voltadas para a plantação de arroz e banana, para a criação de gado de leite e de corte e para a piscicultura de água doce, atividade na qual a Fundação acumula prêmios na qual se tornou referência estadual.

A Fundação também possui foco na produção artesanal de alimentos e estimula o consumo de produtos da zona rural joinvilense. Nas décadas de 80 e 90 a Fundação prestou apoio às associações e cooperativas de produtores rurais da cidade.

A homenagem também foi proposta pelo vereador James Schroeder.

Orbenk Administração e Serviços Ltda.

Criada em 2 de abril de 1986 por Alcides Benkendorf, a Orbenk Administração e Serviços Ltda. começou com atividades de ronda noturna para cuidar de lojas e evitar depredações como pichações nas propriedades de seus clientes.

Nos anos seguintes, a empresa passou a expandir suas atividades para os municípios de Florianópolis, Curitiba, Chapecó, Itajaí, Lages e Blumenau, contando hoje com mais de 7,3 mil empregados diretos. Atualmente, a Orbenk é reconhecida como uma das maiores empresas de limpeza profissional do sul do país.

A homenagem foi proposta pelo vereador Claudio Aragão (PMDB).

Texto: Jornalismo CVJ, por Sidney Azevedo / Foto: Sabrina Seibel

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br