• Sessão Especial de junho
  • Sessão Solene
  • A gente faz
  • Sessão Especial de julho 
  • AP
  • Siga a CVJ nas redes sociais
Imprimir
PDF

Sessão solene em homenagem a oito mulheres

Por Jornalismo CVJ.

A Medalha de Mérito Mulher Cidadã Joinvilense Justina Rosa Fachini foi entregue hoje a oito mulheres, indicadas pelas bancadas partidárias da Câmara. O nome da medalha é uma homenagem a Justina Rosa Fachini, líder comunitária que faleceu em 2012. A honraria é entregue a mulheres que tiveram trajetória inspiradora como cidadãs de Joinville em 2016. A homenagem está prevista no Regimento Interno da Casa e ocorreu na mesma sessão solene em memória ao aniversário de Joinville. Relembrando o fato, o vereador James Schroeder (PDT) observou que, com a barca Colon, chegaram 26 mulheres a Joinville em 1850.

Homenageadas e vereadores representantes das bancadas se encontraram antes da sessão na Sala da Presidência

Conheça as homenageadas deste ano:

Maria Helena Rodrigues Melfior

Maria Helena faz parte da União de Esposas de Ministros da Assembleia de Deus de Santa Catarina e do Sudoeste do Paraná. Também participa da União Feminina da Assembleia de Deus de Joinville, onde se trabalham temas para ajudar mulheres e abençoar lares. A homenagem é da bancada do PSC.

Elza Soares de Pinho

A catequista aproveita seu tempo livre para participar do Ministério de Cura e Libertação da Renovação Carismática Católica, onde está há 32 anos. Elza intercede e ajuda os seminaristas em suas atividades e se dedica à comunidade católica. A homenagem a Elza foi proposta pela bancada do PSDB.

Teresa Campregher Moreira

Aos 13 anos ela já dava aulas no Colégio Interno de Freiras na cidade de Rodeio, do interior do estado. Ex-vereadora de Joinville, Teresa foi eleita em 1988 com mais de 1.800 votos. Ela foi a primeira mulher a se eleger pelo voto direto e democrático em Joinville. Como vereadora trabalhou na promulgação da Lei Orgânica do município. Teresa foi homenageada pela bancada do PMDB.

Maria Osvaldina Iehmkuhl

Conhecida como “Maria dos Pobres”, sua residência recebe constantes pedidos de ajuda dos menos favorecidos. Ela pratica caridade e apresenta como grande qualidade o amor ao próximo. A homenagem foi proposta pelo PPS.

Karla Cristina de Magalhães

É fundadora do grupo Garra, grupo de apoio e reeducação alimentar que promove encontros com presença de nutricionista, psicóloga e educador físico para motivar a todos que precisam de orientação alimentar e mudança de vida. Contra a obesidade, o grupo já eliminou mais de mil quilos coletivamente. A homenagem foi proposta pelo PT.

Laurita Yanssen

Além de ser professora de dança, Laurita é fundadora do Grupo de Idosos Nova Esperança, de Pirabeiraba. O grupo começou em 1991 com oito pessoas e hoje conta com 133 participantes. Ela se dedica a melhorar a qualidade de vida das pessoas de terceira idade. A homenagem foi proposta pelo PP.

Dona Alceste Calegari

Aos 83 anos de idade, é professora aposentada e ainda exerce um papel importante como educadora e alfabetizadora no colégio Machado de Assis. Ela seguiu o desejo da mãe, Dona Lídia, que não considerava difícil a vida no campo e sonhava com filhas professoras. A pedido da neta, está escrevendo um livro de suas memórias. A homenagem é da bancada do PDT.

Ilze Mello Moreira

A jornalista desempenha, ao lado de seu marido, um trabalho social na Casa de Acolhimento Desafio Jovem Shalom. Em parceria com a Prefeitura de Joinville e a Igreja Assembleia de Deus, o trabalho recupera dependentes químicos e desenvolve ações de combate e prevenção às drogas. A homenagem é da bancada do PSD.

Texto: Sidney Azevedo e Carolina Manske / Foto: Nilson Bastian

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br