• Sessão Especial
  • Rádio CVJ
  • Audiência Pública
  • Siga a CVJ nas redes sociais
  • Audiência Pública
Imprimir
PDF

Câmara premia finalistas do Jovem Autor

A Câmara de Vereadores de Joinville premiou na noite desta terça-feira (11) os 15 alunos finalistas do Prêmio Jovem Autor, um concurso de redação e desenho para crianças e adolescentes das redes pública e particular da cidade. O momento foi de bastante emoção e expectativa para os finalistas, professores, pais e diretores das escolas. Foram 10.937 trabalhos inscritos na etapa escolar, de 90 escolas participantes. Do total de trabalhos, 142 passaram na primeira etapa, resultando depois nos 15 finalistas.

O tema desta 1ª Edição do Concurso de Redação e Desenho foi “Ação Política, uma Responsabilidade Social”, com o subtema "Sustentabilidade: Qual a Minha Contribuição Para Tornar o Meu Bairro Melhor". O desafio foi além das regras de ortografia e técnicas exigidas na língua portuguesa. O desafio maior com certeza foi induzir à criança e ao adolescente a olhar para seu bairro de forma diferente. E qualidade dos trabalhos surpreendeu a comissão organizadora e avaliadora.

Durante a sessão, os participantes destacaram a grandeza deste projeto. Idealizador do Jovem Autor, o vereador Rodrigo Fachini, lembrou da importância de incentivar nas crianças e adolescentes a escrita. “Com o avanço da tecnologia e das mídias sociais, cada vez mais nossos filhos escrevem menos. Precisamos prepara-los para o vestibular, para concursos, para o pensar crítico. Falar deste projeto, de minha autoria, me enche os olhos de lágrimas. Todos os mais de 10 mil participantes são vencedores”, disse o presidente da Câmara de Vereadores, Rodrigo Fachini.

Presidente da Escola do Legislativo da Câmara de Joinville, o vereador Levi Rioschi, também participou da sessão. “É um grande orgulho poder presidir a Escola do Legislativo e fazer parte deste momento. Parabéns a todos os professores e alunos”, discursou Rioschi. Já o secretário Municipal de Educação, Roque Mattei, falou do apoio do Executivo a iniciativas como esta, da Câmara de Vereadores. “Esta é uma grande oportunidade que as crianças e os professores têm. Apoiamos o projeto, e parabenizamos a Câmara de Vereadores de Joinville pelo Prêmio Jovem Autor”, concluiu.

Medalha Professora Herondina Vieira

Os alunos concorreram em cinco categorias diferentes (veja quadro abaixo). Os primeiros colocados em cada categoria foram agraciados com um notebook. Aqueles que ficaram com o segundo lugar receberam um tablet 10 polegadas. Já os terceiros colocados ganharam um tablete 7 polegadas. As professoras orientadores dos trabalhos colocados em primeiro lugar farão uma viagem ao Museu Nacional da Língua Portuguesa. O aluno vencedor na categoria Artigo de Opinião também poderá fazer a viagem ao Museu.

As escolas que ficaram em primeiro lugar em cada categoria ainda recebem uma televisão 50 polegadas. Todos os 15 finalistas foram agraciados com uma honraria da Câmara de Vereadores de Joinville, a Medalha “Professora Herondina Vieira”. A Medalha é a mais justa homenagem à Cidadã Benemérita de Joinville, pioneira no voluntariado, exemplo de vida, de profissionalismo e simboliza a dedicação dos professores de Joinville e a luta das mulheres por mais espaço em todas as áreas.

Com 45 anos dedicados à educação joinvilense, a Professora Herondina sempre teve orgulho pelo magistério e foi responsável direta pela formação de milhares de alunos, empunhou a bandeira da solidariedade, nas principais causas comunitárias no município de Joinville. Dois filhos de dona Herondina, José Aluísio Vieira (Xuxo) e José Carlos Vieira participaram da sessão solene. “Eu teria muitas histórias para contar sobre minha mãe. Ela foi um exemplo de vida, de trabalho, de garra e de vontade. Por isso nós estamos aqui. Orgulho para nós, para a família”, resumiu Xuxo.

Categorias

Foram 2.385 inscritos na categoria Desenho - (6 a 8 anos)
Foram 2.449 inscritos na categoria Carta – (9 a 10 anos)
Foram 2.241 inscritos na categoria Poema - (11 a 12 anos)
Foram 2,719 inscritos na categoria Crônica – (13 a 14 anos)
Foram 1.143 inscritos na categoria Artigo de Opinião (15 a 17 anos)

Categoria Desenho (6 a 8 anos)

  Aluno Escola Professor(a) Diretor(a)
José Gabriel do Amaral E.E.B. Dom Pio de Freitas Graziela Puccini Rosa Iria Eclair da Silva
Kauan Henry Luz E.M. Prefeito Luiz Gomes Cleusa Orel da Rocha Ivete Ferreira
Amanda da Rocha E.M. Professor Bernardo Tank Mirtes Iria Bortoluzzi Zanela Décio Joel Berteli

Categoria Carta (9 a 10 anos)

  Aluno Escola Professora Diretor
Isabela Orsi E.M. Governador Pedro Ivo Campos Vivian Schmitt Isolete Vicente Salomon
Gabriel Henrique Colzani E.M. Professora Karin Barkemeyer Andréia Betina Legatzky Klitzke Francisco de Oliveira
Maria Eduarda Abelino da Silva E.M. Deputado Lauro Carneiro de Loyola Adriana Fernandes Silva Reinert Silvana de Mora

Categoria Poema (11 a 12 anos)

  Aluno Escola Professora Diretor
Pablo Reichert Dias E.M. Dr. José Antônio Navarro Lins Jucilene da Silva Atanázio Patricia Muller Souza
Jhon Vitor Pereira da Silva E.M. Nelson de Miranda Coutinho Elisângela Krum de Souza Marta Aparecida Bonardi
Juliana Alves Peroni E.M. Prefeito Max Colin Dione Cristina Coppi Eller Reinaldo Aluizio Machado

Categoria Crônica (13 a 14 anos)

  Aluno Escola Professora Diretor
Gabriela Schmitt Reghelin Colégio Bom Jesus / IELUSC - Saguaçu Rosangela do Nascimento Pereira Jorge Trentitni
Aline Cristine da Silva E.E.B. Plácido Olímpio de Oliveira Janete Ricken Becker Schotenn Cleber Maliseski
Milena Veiga Wiggers E.M. Prefeito Max Colin Janete Ricken Becker Schotenn Reinaldo Aluizio Machado

Categoria Artigo de Opinião (15 a 17 anos)

  Aluno Escola Professora Diretor
Kauane Cambruzzi Colégio Sociedade Educacional Santo Antônio Viviane OLiveira de Siqueira Rafael Thomazi Bratti
Ialos Frühstück Colégio Bom Jesus / IELUSC - Centro Regina Mocellin de Farias Silvio Iung
Laura Mendes da Silva Colégio dos Santos Anjos Edith Stöckel Simão Adelina Dalmonico
Foto de Sabrina Seibel

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br