• AP
  • Siga a CVJ nas redes sociais
  • Sessão Especial de junho
  • Sessão Solene
  • Sessão Especial de julho 
  • A gente faz
Imprimir
PDF

Vereadores fazem homenagens em sessão especial

A 3ª Sessão Especial Comemorativa deste ano na Câmara de Vereadores de Joinville homenageou empresa, entidade, sindicato e a joinvilense Jutta Hagemann. Todos com uma história bastante especial e significativa para cidade de Joinville. A senhora Jutta, 89 anos, foi agraciada por sua memória cultural e histórica sobre Joinville. Também foram homenageados os 15 anos da Bandoneon Fest; os 25 anos de atuação da empresa Plasbohn; e os 60 anos do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina.

Bandoneon Fest
A festa ocorre todo ano, no terceiro domingo de maio. Idealizada e organizada pela família Trapp, a Bandoneon Fest já se consolidou na cidade de Joinville. São 15 anos de festa, sempre sob a coordenação de Dionísio Trapp. O proponente desta homenagem foi o vereador João Carlos Gonçalves (PMDB), que destacou a importância de manter a cultura do bandoneon na cidade. "Apresentei dois projetos de lei, pela importância do bandoneon e desta festa na cidade. O primeiro projeto inclui no calendário oficial do município o Bandoneon Fest e o segundo institui o Dia Municipal do Bandoneon, no dia 25 de julho, aniversário de Dionísio", justificou João Carlos.

Jutta Hagemann
Por sua contribuição ao Arquivo Histórico da cidade e participação no conselho de leitores do jornal A Notícia, o vereador Maycon Cesar (PPS) propôs uma homenagem à senhora Jutta Hagemann. Aos 89 anos de vida, ela não deixa o tempo apagar de sua memória as preciosidades sobre nossa cidade. Por isso é referência para a história de Joinville, guarda detalhes sobre a cidade e sobre as famílias de imigrantes que deram início a Joinville. Para o vereador Maycon, dona Jutta tem um papel fundamental no resgate da memória joinvilense. "Um povo sem história está fadado a cometer no presente e no futuro os mesmos erros. A senhora ajudou a resgatar nossa história, que é muito rica", destacou Maycon.

Plasbohn
Com 25 anos de história, a Plasbohn foi uma das homenageadas na noite desta quarta-feira. Uma das maiores fabricantes de mangueiras plásticas do Brasil, a empresa atualmente possui equipamentos modernos capazes de diferenciar-se no segmento em que atua. Atualmente a empresa é administrada por Celson Bohn. O proponente da homenagem foi o vereador James Schroeder (PDT), que destacou o esforço da família Bohn para construir e empresa e torná-la referência no setor. "Foram muitas histórias, mas a família Bohn carrega consigo uma importante marca. Testemunhei a história desta família que começou com quase nada e ganhou o mundo", destaca James.

Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina
O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina completa 60 anos de história, sempre na busca de valorizar a profissão. Sua luta constante é para fazer valer o diploma de jornalista, tantas vezes questionado pelas autoridades políticas. A homenagem ao sindicato é do vereador Manoel Bento (PT), que atendeu a uma sugestão de seu assessor de imprensa Leandro Schmitz. Bento destacou a importância de uma categoria se organizar. "Reconheço a importância do papel do jornalista. Por isso valorizo o assessor de imprensa na minha equipe. E a organização da categoria é fundamental", disse Bento. O presidente do Sindicato, Aderbal João da Rosa, também fez questão de valorizar a luta pelo diploma de jornalista.

Foto de Sabrina Saibel

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br