• AP
  • Sessão Solene
  • Sessão Especial de julho 
  • A gente faz
  • Sessão Especial de junho
  • Siga a CVJ nas redes sociais
Imprimir
PDF

CVJ sedia seminário para discutir gestão da água

Por Sidney Azevedo.

Rio Cubatão, em Joinville

Nos dias 26 e 27 a Câmara sediará um seminário que vai debater a gestão do abastecimento de água para evitar escassez de recursos hídricos como a que ocorre atualmente no estado de São Paulo. O “Seminário Água: os desafios para enfrentar a escassez em Joinville” é organizado pela Escola do Legislativo da Câmara e contará com cinco palestras e dois painéis que trarão como temas a preservação ambiental em nível nacional e, principalmente, regional.

O público-alvo do seminário inclui agentes políticos que lidam diretamente com a gestão da água (em especial servidores da Agência Municipal de Água e Esgoto e funcionários da Companhia Águas de Joinville), servidores públicos do município, alunos e professores da rede de ensino, associações de moradores e cidadãos interessados.

O seminário ocorrerá no Plenário e o número de vagas é de 280. Ao final do segundo dia os participantes vão elaborar um documento com sugestões e intenções a ser enviado às instituições responsáveis pela gestão municipal da água e às entidades da sociedade civil. As inscrições para o seminário são gratuitas e estão abertas (confira a programação ao fim do texto). Os dias do seminário foram definidos para cair na mesma semana do Dia Mundial da Água, 22 de março.

A proposta do seminário é do vereador Fabio Dalonso (PSDB). O parlamentar, nascido em Pirabeiraba, região que concentra a maior quantidade de mananciais hídricos da cidade, entende que a “Carta das Águas” pode servir como um alerta ao município e como meio de “tornar Joinville um modelo de sustentabilidade e de economia de água”.

Cobertura

A partir de segunda-feira, em preparação ao seminário, a Divisão de Jornalismo da Câmara vai manter cobertura especial sobre a conservação da água em Joinville. Vídeos e materiais informativos serão disponibilizados no site e nas redes sociais da Casa nos dias que antecederem o seminário.

Recursos hídricos

Em 24 de fevereiro o presidente da Companhia Águas de Joinville (CAJ), Roberto Luiz Carneiro, esteve na Câmara para apresentar as medidas do plano de ação para o abastecimento de água em Joinville durante o verão de 2015.

Dados comparativos da CAJ entre os meses de janeiro de 2014 e 2015 indicam uma melhora no abastecimento em Joinville. Conforme o Índice de Disponibilidade dos Serviços de Água (IDSA), a média geral na cidade passou de 89,99%, número que a CAJ classifica como “regular”, para 91,55%, chamado de “regular”.

O relatório detalhado dos reservatórios indica que a instalação da nova adutora do Piraí fez com que os reservatórios que atendem aos bairros da Zona Sul passassem de uma situação classificada como emergencial para regular. Dados como esses serão debatidos no seminário.

Comissão de águas

O vereador James Schroeder (PDT) protocolou no início do ano o Projeto de Resolução 1/2015, pedindo a instalação de uma Comissão Especial das Águas, tendo em vista o debate da conservação dos mananciais. O projeto foi aprovado, nesta semana, na Comissão de Legislação e deve ser avaliado pela Comissão de Urbanismo na reunião da próxima terça-feira, dia 24.

Programação do seminário

Programação do seminário

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br