• Sessão Solene
  • AP
  • A gente faz
  • Sessão Especial de junho
  • Sessão Especial de julho 
  • Siga a CVJ nas redes sociais
Imprimir
PDF

Câmara homenageia Grupo Escoteiro Pirabeiraba, CIEE e Portal Joinville

Por Marina Bosio.

A Câmara de Vereadores de Joinville fez hoje sessão especial para homenagear o Portal Joinville pelos 10 anos de existência, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) em Santa Catarina pelos seus 30 anos e o Grupo Escoteiro Pirabeiraba, pelos 40 anos de existência.

Grupo Escoteiro Pirabeiraba

O grupo foi fundado em 1973, no bairro homônimo, e foi reconhecido pela União dos Escoteiros do Brasil em 20 julho de 1974. O grupo conta, atualmente, com cerca de 80 integrantes. São jovens entre 6 e 18 anos que se reúnem, sábados à tarde, em local próximo ao Hospital Bethesda para atividades de excursionismo, campismo e montanhismo.

Para o vereador Fabio Dalonso, que propôs a homenagem, a instituição preserva valores como a responsabilidade e o senso de dever cumprido.

De acordo com o diretor-presidente do Grupo Escoteiro, Leandro Sasse, o escotismo é um movimento educacional. “O objetivo é educação de jovens, fazendo com que as crianças e jovens assumam responsabilidades”, afirmou.

Centro de Integração Empresa-Escola

O CIEE foi fundado, no estado, em 4 de abril de 1984. A entidade encaminha jovens de escolas e universidades para o mercado de trabalho via estágio e aprendizado. Atende 86,5% dos municípios catarinenses a partir de 21 unidades físicas em cidades estratégicas. As mais próximas são as de Joinville, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e Itajaí.

O vereador James Schroeder, que propôs a homenagem, afirmou que o CIEE faz a ligação dos melhores educadores com as melhores empresas. “Os jovens ainda ganham uma remuneração que serve de estímulo e oferece condições para eles se desenvolverem”, disse.

“Nós nada mais fazemos do que encaminhar jovens para o mercado de trabalho, para que eles não tenham a frustração de não conseguir colocação no mercado de trabalho por falta de experiência profissional”, disse o vice-presidente do Conselho Estadual do CIEE Santa Catarina, Luiz Carlos Floriani. Ele citou a legislação brasileira sobre o assunto, que permite que o estagiário desenvolva suas habilidades sem ter sua mão-de-obra explorada, segundo ele.

Portal Joinville

O site criado em 2004 reúne notícias de política, esporte, cultura e do cotidiano da cidade. A iniciativa originou-se da vontade de fazer um portal totalmente joinvilense, conforme Marciel de Amorim, idealizador do projeto. A página cobriu os jogos do Joinville Esporte Clube durante as séries C e D.

Para o vereador Odir Nunes, que propôs a homenagem, o Portal Joinville traz notícias com transparência. “A informação é um direito de todo o cidadão, mas a imprensa está cada vez mais se tornando um monopólio. O Portal Joinville foge desse modelo”, afirmou.

O sócio do Portal Joinville Juliano Schmidit afirmou que os grandes grupos de comunicação acabam não fazendo cobertura dos acontecimentos da cidade, que é o grande objetivo do site. “Como o nome já diz, nós nos preocupamos apenas com o que acontece em Joinville”. De acordo com Schmidt, o portal conta com aproximadamente 20 profissionais. “Nosso foco é web e não pretendemos ir para o jornalismo impresso”, afirmou.

Foto de Sabrina Seibel

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br