• Sessão Solene
  • AP
  • Siga a CVJ nas redes sociais
  • Sessão Especial de julho 
  • Sessão Especial de junho
  • A gente faz
Imprimir
PDF

Câmara homenageia JEC por título da Série B e acesso à Série A

Por Sidney Azevedo.

Nereu Martinelli, presidente do clube, leu a mensagem da placa entregue pela conquista do título da Série B

A Câmara homenageou hoje, em sessão especial, o Joinville Esporte Clube (JEC), pelo título de campeão da Série B e pelo acesso à Série A. A conquista do campeonato ocorreu no sábado passado (29 de novembro) quando, mesmo com a derrota em Itápolis para o Oeste Futebol Clube (SP) por 1 a 0, o JEC encerrou a competição com 70 pontos, um a frente da Associação Atlética Ponte Preta (SP) e de todos os demais 18 clubes. O acesso à Série A foi garantido na 34ª rodada, com a vitória, por 2 a 1, sobre o Sampaio Corrêa Futebol Clube (MA).

Estiveram presentes na sessão a diretoria do clube, o superintendente de futebol, César Sampaio, e o técnico do JEC, Hemerson José Maria. A sessão especial foi proposta pela Mesa Diretora e contou com o apoio de todos os vereadores.

Campanha e histórico

A Série B de 2014 é o maior triunfo do clube no cenário do futebol nacional. O JEC teve a melhor defesa da competição e foi o time com melhor aproveitamento jogando em casa, ganhando 80,7% dos pontos disputados. Em âmbito nacional, o JEC já tinha em sua galeria a taça da Série C de 2011, além de 12 taças do campeonato estadual.

Dificuldades e planejamento

O presidente do clube, Nereu Martinelli, destacou o histórico recente de dificuldades do clube, especialmente quando chegou a não ter calendário de competições. Disse que a palavra “planejamento”, que tem sido usada para explicar o sucesso da equipe, é “bonita”, mas não representa a totalidade do envolvimento das pessoas que trabalham no clube, "que se dedicam integralmente, perdendo horas de sono".

Vereadores

Em seu discurso, o vereador Claudio Aragão lembrou que tramita na Câmara o Projeto de Lei 128/2014, que institui no município o Dia do Torcedor Tricolor. A data seria comemorada no segundo sábado de outubro, anualmente. O projeto deverá passar por audiência pública, conforme exigido pela Lei Federal 12.345/2010, ainda a ser marcada.

O parlamentar Levi Rioschi lembrou que fez, em julho de 2013, uma moção pedindo que a Caixa Econômica Federal patrocinasse o clube.

O vereador Rodrigo Fachini lançou uma moção de parabenização, coassinada por todos os vereadores, ao clube, à diretoria, à comissão técnica, aos jogadores e à torcida pela conquista deste ano e pelo acesso à Série A.

Outra moção apresentada, relacionada ao acesso à primeira divisão, foi a 499/2014, do vereador Sidney Sabel, pedindo a instalação de rampas para facilitar o acesso às arquibancadas e ao setor de cadeiras da Arena Joinville.

O vereador James Schroeder destacou que a visibilidade que o time terá na Série A pode reverter em bons resultados para a cidade. Também estiveram presentes na homenagem o presidente da Câmara, João Carlos Gonçalves, a vereadora Pastora Leia e os vereadores Dorval Pretti, Patrício Destro, Maurício Peixer e Mauricinho Soares.

Outras homenagens

Em 1º de outubro, a Câmara prestou minuto de silêncio em memória pelo falecimento de Waldomiro Schützler, presidente do JEC durante o octacampeonato estadual (conquistado entre 1978 e 1985). No dia 29 de outubro a Câmara homenageou José Pereira Sagaz, ex-dirigente de futebol do clube.

Foto de Sabrina Seibel

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br