• Siga a CVJ nas redes sociais
  • Rádio CVJ
  • Audiência Pública
  • Sessão Especial
  • Audiência Pública
Imprimir
PDF

CVJ recebe homenagem pela parceria com TVAL

O vereador Rodrigo Fachini representou a Câmara

A Câmara de Vereadores de Joinville, parceira da TV da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), foi uma das homenageadas durante a solenidade de comemoração aos 15 anos da TVAL, na noite de quarta-feira (19).

Representando o Legislativo joinvilense, estava o vereador Rodrigo Fachini. Também esteve presente o diretor de Comunicação Social da Câmara, Thiago Dias.

A TV legislativa oportuniza que os parlamentares façam seu trabalho com mais transparência e que a sociedade possa acompanhar de perto a atuação de seus representantes.

A sessão especial, realizada no plenário da Alesc, rememorou fatos marcantes na trajetória desta que foi a 2ª TV do Legislativo estadual a ser criada no Brasil.

Atualmente, 10 TVs Câmaras compartilham sinal com a TVAL: Joinville, Blumenau, Itajaí, Jaraguá do Sul, Florianópolis, São José, Balneário Camboriú, Joaçaba e Lages.

O vereador Rodrigo Fachini destacou que a TV Câmara tem um papel fundamental na disseminação da informação, dando mais transparência para o cidadão. “Percebemos que o acompanhamento dos trabalhos legislativos vem crescendo bastante nos últimos anos e a TV serve para levar conhecimento e informação à população”, ressalta Fachini.

Histórico

Placa recebida pela Câmara de Vereadores de Joinville

A TVAL foi oficialmente implantada no dia 25 de outubro de 1999, através do deputado Gilmar Knaesel, presidente da Assembleia Legislativa à época. No início, contava com uma equipe pequena e utilizava equipamentos alugados. As sessões e reuniões de comissões eram gravadas e exibidas na sequência.

Hoje, a TV Assembleia conta com 14 programas, exibe três telejornais diários ao vivo, transmite as sessões, reuniões de comissões, seminários e audiências públicas. Até dezembro de 2013, transmitia via TV a cabo e internet.

Em maio de 2013, a Mesa da Assembleia Legislativa assinou acordo de cooperação técnica com a Câmara dos Deputados na chamada Rede Legislativa Nacional e, hoje, a TVAL transmite em sinal aberto, em caráter experimental, para a região da Grande Florianópolis.

Na rede legislativa catarinense, dez TVs Câmaras compartilham sinal com a TVAL: Joinville, Blumenau, Itajaí, Jaraguá do Sul, Florianópolis, São José, Balneário Camboriú, Joaçaba e Lages.

Durante a sessão especial comemorativa foram homenageados os ex-presidentes, ex-diretores de Comunicação, ex-coordenadores da TVAL.

Texto em colaboração com assessoria da Alesc

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br