• Audiência Pública
  • Sessão Especial
  • Siga a CVJ nas redes sociais
  • Audiência Pública
  • Rádio CVJ
Imprimir
PDF

Câmara em sintonia com o "Novembro Azul"

Por Sidney Azevedo.

Câmara apoia o Novembro Azul

A Câmara passa a aderir neste mês à campanha “Novembro Azul”. O intuito é a conscientização quanto à importância da prevenção contra o câncer de próstata, que é o de maior incidência entre os homens no país. Entre as medidas estão a colocação de lâmpadas azuis em frente à sede do Poder Legislativo e a intensificação do uso da cor azul em toda a Câmara.

Estatística

No Brasil, o câncer de próstata deve atingir mais de 68 mil novos casos no ano de 2014. A doença matou 12.354 homens em 2012, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). A maioria das vítimas tinha mais de 80 anos. Em todo o mundo, cerca de 60% dos casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos. Todavia, o foco da campanha é a prevenção.

A partir dos 40 anos, os homens devem realizar exames para prevenção da doença, especialmente se houver casos de câncer na família. Entre 5% e 10% dos casos, a hereditariedade se revelou fator determinante. A etnia também é um fator relevante. Há estudos que indicam que o câncer de próstata é duas vezes mais comum em negros do que em brancos.

O câncer de próstata deve atingir um total de 2.200 homens neste ano em Santa Catarina. São 69,81 novos casos para cada 100 mil habitantes no estado. É a oitava maior taxa de incidência do país. A maior taxa de incidência está no Rio de Janeiro, onde 108 novos casos devem ser contabilizados em 2014. As estimativas do Inca baseiam-se em dados coletados numa rede com mais de 200 hospitais em todo o país.

Legislação municipal

Em Joinville há duas leis relativas à prevenção do câncer de próstata. A Lei 5.895/2007 estabelece que a rede municipal de saúde disponibilize gratuitamente aos cidadãos a realização de exames preventivos. Já a Lei 4.571/2002, estabelece que haja ações como palestras, conferências e campanhas educativas para conscientização.

Há dois projetos em tramitação na Casa relativos ao Novembro Azul. Um deles é o Projeto de Lei 324/2014, do vereador Maycon Cesar, que estabelece o mês de novembro como um mês de conscientização pela proteção à saúde do homem, não se detendo apenas sobre o câncer de próstata.

Outro projeto é o PL 283/2013, que estabelece a Semana Municipal de Combate ao Câncer de Próstata e ao Câncer Ginecológico. O texto, de autoria do vereador Jaime Evaristo, também busca a conscientização dos munícipes. Seria realizada na última semana de novembro, tendo em vista que no dia 27 do mês está estabelecido o Dia Nacional de Combate ao Câncer.

Tratamento

Informações sobre o tratamento podem ser encontradas pelo telefone da Secretaria da Saúde (47) 3481-5000, ou na unidade de saúde mais próxima de sua casa.

Arte de Paula Haas

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br