• Eleições Câmara Mirim

Aprovado Orçamento de 2020

Por Jornalismo CVJ.

Mauro Artur Schlieck
Os vereadores aprovaram na sessão desta segunda (2), sem emendas, em 1º turno, o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2020, com previsão de R$ 3,22 bilhões.

Os gastos que têm percentual mínimo obrigatório, saúde e educação, devem ficar com R$ 798,2 milhões e R$ 716,5 milhões, respectivamente. Somados, eles representam 47% do orçamento total.

A Gestão de Pessoas - programa de governo que inclui salários de servidores – deve consumir R$ 1,2 bilhão.

Entre as funções de governo, também estão Urbanismo (R$ 447 milhões) e Previdência Social (R$ 430 milhões).

Na proposta de orçamento para 2020, R$ 60 milhões são destinados para a Câmara. O valor representa 4,21% das receitas tributárias municipais somadas às transferências correntes deste ano, mas os números exatos só serão conhecidos no final de janeiro, quando a Prefeitura fecha os números da arrecadação do ano anterior.

Contas do município

O Plenário aprovou também as contas do município do ano de 2016, cujo parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) recomendou aprovação com ressalvas. O decreto legislativo é promulgado pela presidência.

Arquivamento

A Mesa Diretora arquivou denúncia contra o presidente Claudio Aragão (MDB) por suposta prática de “atos atentatórios ao Regimento Interno e ofensa ao decoro parlamentar”.

O motivo do arquivamento foi a impossibilidade de comprovação da identidade do denunciante, Jonas Claudino – faltaram cópias de documento de identidade e de título de eleitor na denúncia.
Reprodução autorizada desde que citada como fonte a Divisão de Jornalismo CVJ. Acompanhe nossas notícias também em facebook.com/cvjtv.