• Siga a CVJ nas redes sociais
  • Consulta Pública
  • Sessão Especial
  • Sessão Solene
  • A gente faz
Imprimir
PDF

Aprovada restrição ao trânsito de cargas perigosas na serra

Por Jornalismo CVJ.

Câmara de Vereadores de Joinville
Foto de Mauro Artur Schlieck

Foi aprovada no Plenário nesta segunda (4) a proibição de trânsito de caminhões com carga perigosa na Serra Dona Francisca entre as 18h e 7h. O projeto de Fabio Dalonso (PSD) teve aceitação de todos os vereadores.

Se passar em segunda votação e for sancionado pelo prefeito, o projeto 17/2019 afetará o trecho da SC-418 compreendido entre o viaduto da BR-101, em Pirabeiraba, e o limite de Joinville com Campo Alegre.

Dalonso elogiou na tribuna o parecer do projeto e disse que qualquer contestação sobre o fato de a rodovia ser estadual – invalidando a lei - terá de ser “muito bem fundamentado”.

O transporte de produtos perigosos pode ser feito em outros horários mediante a prévia comunicação à Comissão Municipal de Defesa Civil (Condec). Essa comunicação deve ser feita com 48 horas de antecedência.

De acordo com a proposta, são considerados produtos perigosos os determinados pela Resolução 420/2004 da ANTT.

Água

Dalonso defende a ideia como forma de proteger a água do município. A justificativa é a de que um acidente ali, perto da Estação de Tratamento de Água do Rio Cubatão, poderia afetar o abastecimento de água em Joinville – a estação responde por 65% da água consumida na cidade.

“O joinvilense não tem ideia do risco que corre”, advertiu Dalonso, em audiência pública sobre a proposta.

Segundo o vereador, um especialista da área estimou que, em caso de contaminação de produto tóxico, a cidade poderia ficar sem água por até seis meses. “Seria um colapso”, afirmou o vereador.

Reprodução autorizada desde que citada como fonte a Divisão de Jornalismo CVJ. Acompanhe nossas notícias também em facebook.com/cvjtv.

Notícias Relacionadas


Se você quer fazer uma correção, sugestão ou crítica, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br