• Siga a CVJ nas redes sociais
  • A gente faz
  • Sessão Especial
  • Consulta Pública
  • Sessão Solene
Imprimir
PDF

Conselho pede menos burocracia na cultura

Por Marina Bosio.

Câmara de Vereadores de Joinville
Foto de Mauro Artur Schlieck

A Guarda Municipal de Joinville (GMJ) e o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) usaram a Tribuna Livre da sessão desta quarta-feira (9). O CMPC fez um apelo por menos burocracia nos investimentos à cultura no município. Já a GMJ fez um balanço dos 5 anos de seu funcionamento.

O presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Anderson Dresch, pediu mais facilidade de acesso a investimentos para a cultura. Para ele, ainda há muita dificuldade nos trâmites junto a Prefeitura, citando os editais e exigências do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec).

“O Sindec não tem funcionado nos últimos anos, temos muitos entraves e buracracia”, afirmou. Anderson disse ainda que a cidade precisa de cultura, tendo em vista que os cidadãos precisam ter opções culturais de lazer.

Guarda Municipal

O gerente da Guarda Municipal, Eduardo Ferraz dos Santos, usou a tribuna livre para fezer um balanço dos cinco anos da corporação, que serão completados em janeiro de 2020.

São atribuições da Guarda Municipal prevenir e coibir infrações contra o patrimônio municipal, zelar pela segurança das crianças nas escolas municipais, atuar na prevenção da violência e auxiliar na pacificação de conflitos, e proteger a população que usa bens, instalações e serviços municipais.

Ela foi criada, em 2013, pela Lei 397/2013 e em 2014 foi realizado o seu primeiro concurso público. O gerente da GM destacou as ações de prevenção da corporação nas escolas, realizando palestras com temas como cidadania, prevenção contra o bullying e o uso de drogas.

Eduardo Ferraz também pediu apoio à Câmara de Vereadores para o aumento de efetivo da guarda e recursos para aquisição de materiais e armamento.


Notícias Relacionadas


Se você quer fazer uma correção, sugestão ou crítica, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br