Vereadores aprovam EIV só para condomínios com mais de 177 unidades

Publicado em Notícias - Sessões

O Plenário aprovou na noite desta terça-feira (9) uma alteração nas exigências para a apresentação de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) em empreendimentos residenciais. Com a alteração, a exigência vale apenas para empreendimentos que tenham mais de 177 unidades habitacionais ou que tenham área construída que some mais de 12,5 mil m², excluindo áreas de garagem, estacionamento, quadras, piscinas, entre outras.

Foto de Mauro Arthur Schlieck

Em uma audiência pública da Comissão de Urbanismo debateu-se essa alteração, que está no Projeto de Lei Complementar 21/2019. O texto foi aprovado pela comissão pouco após a audiência. O texto, de autoria da Prefeitura, foi protocolado no final de março.

Os representantes da Associação de Loteadores de Joinville e do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Joinville novamente se manifestaram favoráveis à proposta. Em reunião realizada no dia 18 de junho, as entidades já haviam declarado essa opinião.

O arquiteto Arno Khumlenn afirmou na audiência ser contrário ao projeto de lei. Ele disse que a proposta facilita o adensamento sem prevenção, o que diminuiria, segundo ele, a qualidade de vida da população.

“Está se flexibilizando o uso da cidade, não está se pensando a longo prazo”, disse. O arquiteto argumentou que a implantação de um condomínio com muitas unidades habitacionais gera barulho, transtornos, trânsito e outros problemas.

Ao reproduzir nossas informações, pedimos a gentileza de citar como fonte "Divisão de Jornalismo CVJ". Acompanhe nossas notícias aqui no site e em facebook.com/cvjtv.