• Sessão Especial
  • Siga a CVJ nas redes sociais
  • Jovem Autor
  • A gente faz
  • Marco Regulatório
Imprimir
PDF

População de rua aumenta em Joinville; confira ações do poder público

Por Felipe Faria.

Câmara de Vereadores de Joinville
Foto de Mauro Arthur Schlieck

Houve um aumento de pelo menos 102 pessoas em situação de rua em Joinville entre novembro de 2015 e maio de 2019. Números coletados pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) naquele ano, apresentados em audiência pública realizada em novembro de 2015, indicavam que havia 248 moradores de rua em Joinville. Conforme a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, hoje são atendidas mensalmente pelo Centro Pop entre 350 e 380 pessoas em situação de rua.

O aumento dessa população repercutiu na tribuna da Câmara na semana passada. Maurício Peixer (PR) observou que concentrações de moradores de rua têm se formado em alguns pontos da cidade, como em frente ao Cemitério Municipal, na rua Ottokar Doerffel. Neste caso específico, barracas estão instalados a menos de 150m do Centro Pop.

Os ocupantes das barracas da Ottokar já estão sendo atendidos pelo Centro Pop, assegura a Prefeitura. A Secretaria de Assistência Social avalia a situação daquelas pessoas.

Além do atendimento por meio do Centro Pop, a Prefeitura possui um projeto específico de saúde voltado a essa população, o Consultório na Rua, bem como os dois restaurantes populares nos bairros Bucarein e Adhemar Garcia.

A Defensoria Pública da União tem previsão de realizar uma ação no próximo dia 22, com a Secretaria de Assistência Social, no Centro Pop. Eles vão orientar os moradores de rua a buscar seus direitos, como o de requerer atendimento de saúde mesmo sem ter domicílio.

Concentrações e abusos

Outros pontos de concentração mencionados por Peixer são os arredores da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Bucarein, e a Praça Monte Castelo, no complexo da Estação da Memória, entre os bairros Anita Garibaldi e Floresta. Segundo o vereador, “moradores estão perdendo a tranquilidade”, principalmente mulheres, que relataram perturbações e abusos. Peixer afirma também que o consumo de álcool e drogas é problema presente entre essa população desabrigada.

Para Peixer, a solução passa por cadastramento, tratamento dos que forem doentes ou que estejam em situação de vício e que os que vieram de fora da cidade sejam encaminhados a seus lugares de origem. “Já existe um centro de cadastramento”, observou o vereador, que já foi secretário de Assistência Social na década de 1990. Na visão dele, o ideal é que o atendimento a essa população (incluindo alimentação, alojamento, etc.) seja centralizado em um só ponto.

Assistência à população de rua

Defensoria Pública do Estado

Rua Blumenau, 953 – América

Telefone: (47) 3481-2113

Horário de atendimento: (segunda a sexta) 9h às 11h, em geral, e das 9h às 18h, para casos urgentes

Defensoria Pública da União

Rua Araranguá, 280 – América (próximo ao Hospital Infantil)

Telefone: (47) 3422-4896

Horário de atendimento: (segunda a sexta) 12h às 18h

Centro Pop

Rua Paraíba, 937 – Anita Garibaldi (próximo à Rodoviária)

Fone: (47) 3433-3341

Horário de atendimento: (segunda a sexta) 7h às 19h

Secretaria de Assistência Social (sede)

Av. Procópio Gomes,749 – Bucarein

Fone: (47) 3802-3700

Horário de atendimento ao público: 8 às 14 horas

Restaurante Popular I Herbert de Souza

Rua Urussanga, 442 – Bucarein

Horário de atendimento: 8h às 14h

Restaurante Popular II Zilda Arns

Av. Alvino Hansen, 65 – Adhemar Garcia

Horário de atendimento: (segunda a sexta) 11h às 14h

Ao reproduzir nossas informações, pedimos a gentileza de citar como fonte "Divisão de Jornalismo CVJ". Acompanhe nossas notícias aqui no site e em facebook.com/cvjtv.

Notícias Relacionadas


Se você quer fazer uma correção, sugestão ou crítica, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou uma mensagem no WhatsApp (47) 98873-7517.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br