• Sessão Especial

Hang critica burocracia e diz que meio ambiente é "câncer do País"

Por Marina Bosio.

Foto Mauro Arthur Schlieck

O Plenário da CVJ ficou lotado nesta quarta (8), em reunião da Comissão de Finanças que debateu possíveis impactos financeiros devido a dificuldades relatadas por empresários na concessão de alvarás para construção. O empresário Luciano Hang, dono da rede Havan, estava presente.

Luciano Hang afirmou que a questão ambiental é o "câncer do País", e que os empresários têm pressa para construir empreendimentos e gerar empregos.

O empresário citou o Estudo de Impacto de Vizinhança, exigido para a implantação de grandes empreendimentos no município, afirmando que o documento tem 120 itens, o que considera um exagero. “São 500 páginas para conseguir construir uma loja. O empresário enfrenta uma corrida de obstáculos para empreender”, disse.

Em abril, o empresário publicou, nas suas redes sociais, críticas ao que considerou como demora do processo de licenciamento de novas lojas da Havan em Joinville.

O secretário de Planejamento Urbano, Danilo Conti, afirmou que as dificuldades das quais os empresários reclamam são um problema histórico que não é exclusividade de Joinville.

Regras claras

O presidente do Sindicato das Indústrias de Construção Civil (Sinduscon), Vilson Buss, afirmou que indústria da construção civil necessita de regras mais claras, celeridade e desburocratização.

“É preciso ainda definição clara de qual é a interpretação da legislação utilizada pela Prefeitura, disse. Segundo ele, as empresas que a entidade representa têm 77 empreendimentos esperando por alvará, que gerariam 9 mil empregos e R$ 125 milhões anuais em impostos, levando-se em conta IPTU, ISS e ITBI.

O representante do Comitê Permanente de Desburocratização de Joinville, Rudimar Back Defreyn, afirmou, entretanto, que a cidade tem uma das legislações mais modernas do país no que diz respeito a alvarás. Para Defreyn, os problemas relatados são causados, principalmente, pela falta de digitalização dos processos.

Ao reproduzir nossas informações, pedimos a gentileza de citar como fonte "Divisão de Jornalismo CVJ". Acompanhe nossas notícias aqui no site e em facebook.com/cvjtv.