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Sessão: o que disseram hoje os vereadores

Por Sidney Azevedo.

Câmara de Vereadores de Joinville
Foto Mauro Arthur Schlieck

O vereador Odir Nunes (PSDB) destacou audiência pública feita pela Câmara com comunidades da zona rural do Rio Cubatão para promover regularização fundiária, em especial pela possibilidade de diálogo promovido entre os moradores e a Secretaria de Habitação.

Adilson Girardi (SD) destacou o papel das comissões técnicas da Câmara no diálogo entre munícipes e Poder Público, em especial pelo debate realizado na tarde desta terça-feira (23), sobre ações pontuais no trânsito do bairro Bom Retiro.

Lioilson Corrêa (PSC) trouxe para a tribuna uma reflexão sobre a educação para surdos, sendo hoje o dia nacional de conscientização das especificidades dessa população. O vereador pontuou também o desenvolvimento de uma zona industrial nos fundos do bairro Paranaguamirim.

Richard Harrison (MDB) mencionou visita que fez ao município de Foz do Iguaçu, em especial sobre os recursos destinados à guarda municipal daquela cidade, que recebe R$ 50 milhões, conforme o vereador. A guarda de Foz do Iguaçu já existe há 25 anos, conforme Harrison, que explicou também que isso tem como motivo a posição geográfica fronteiriça daquela cidade, que demanda maior força de segurança.

O vereador também aproveitou para retomar o argumento de que é necessária uma redistribuição de recursos entre os governos federal, estadual e municipal, de modo a segurar mais recursos no nível municipal.

Aprovados

O Projeto de Lei 83/2019, da Prefeitura, que cede espaço de duas salas da Estação da Memória, em espaço de pouco mais de 80 m², para uso do Movimento Pedala Joinville, foi aprovado. A instituição deve desenvolver atividades de estímulo ao uso de bicicletas na cidade.

Outro texto aprovado, mas este em segunda votação, é o do PL 61/2019, também da Prefeitura, que autoriza a movimentação de R$ 25,3 milhões no orçamento da Secretaria de Educação, para assegurar a aplicação dos recursos federais do Fundeb em ações de desenvolvimento do ensino.

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