• Sessão Solene
  • Outorga Onerosa
  • Sessão Especial
  • WhatsApp
Imprimir
PDF

Penas alternativas: 3,2 mil em Joinville, com custo 97% menor

Por Marina Bosio.

Tribuna Livre

A sessão desta quarta-feira (19) teve a participação da coordenadora da Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) de Joinville, Aline Sikorski, e da conselheira do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Adriana Schneider. A coordenadora da CPMA falou sobre o trabalho do órgão, que propõe penas alternativas em crimes de menor potencial ofensivo. As penas alternativas, segundo ela, são instrumentos educativos, fazendo com que o contraventor permaneça no meio social e preste serviço à comunidade.

Desde 2012, quando a CPMA foi instalada em Joinville, já foram 3201 processos, com o índice de 4% de reincidência, segundo Aline. A coordenadora destacou ainda o baixo custo em relação ao sistema prisional, com valor mensal de em média R$ 42 reais por beneficiário, 97,2% menor que o gasto por apenado no sistema prisional, de R$ 1,5 mil, em média.

Aline Sikorski finalizou a apresentação, convidando a comunidade para a programação do Dia Internacional da Paz, em 21 de setembro, quando a CPMA promoverá palestra sobre resolução não violenta de conflitos, no Tribunal do Júri, Fórum de Joinville, a partir das 14h.

Dia da Luta da Pessoa com Deficiência

A conselheira do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Adriana Schneider, usou a Tribuna Livre para convidar a população de Joinville para a caminhada do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, nesta sexta (21), às 9h, saindo da praça da Biblioteca Ralf Colin, no Centro.

Adriana destacou que a data é importante para a reflexão e luta pelo reconhecimento a direitos como acessibilidade, inclusão, profissionalização, acesso a cidadania, lazer e esportes das pessoas portadoras de deficiência. “Temos que reduzir os obstáculos a cidadania que as pessoas com deficiência encontram, construindo uma cidade sem barreiras”, disse.


Notícias Relacionadas


Se você quer fazer uma sugestão, crítica ou correção sobre esta matéria, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou uma mensagem no WhatsApp (47) 98873-7517.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br