• Audiência Pública
  • Sessão Especial 30/05/2018
  • Transparência

Comissão da OAB-Joinville pede apoio para campanha "Apite! Denuncie!"

Representante da OAB-Joinville falou na Tribuna Livre para pedir apoio para campanha de combate à violência contra a mulherA Tribuna Livre desta quarta-feira (14) foi ocupada pela presidente da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil em Joinville (OAB-Joinville), Maria Terezinha Devegili, que veio pedir apoio da Câmara para a campanha “Apite! Denuncie! Assédio e violência sexual contra a mulher nunca mais!”

Promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e pela Prefeitura de Joinville, a campanha incentiva as mulheres a denunciarem casos de violência, tendo entre suas ações a distribuição de apitos a serem usados como meio de alerta de tentativas de agressões ou assédios. Outras instituições, como a OAB-Joinville e o Instituto Consulado da Mulher estão apoiando a campanha.

Conforme Maria, a campanha em Joinville "começou de forma discreta", com a distribuição de 2,5 mil apitos, e que a perspectiva é de crescimento ao longo do tempo. Maria também falou que, além da violência física, mulheres também sofrem com violência financeira, como a dificuldade para ter um emprego ou montar o próprio negócio. A ideia é que a campanha “seja um clarão porque a violência é constante”.

Ato no dia 8 de março foi realizado em frente à PrefeituraNo dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, um grupo de mulheres se reuniu para um “apitaço” em frente à sede da Prefeitura de Joinville. O ato marcou o início da campanha.

Denúncias

Para denunciar agressões e assédios contra a mulher pode-se usar o telefone 180. O Disque-denúncia atende situações de violência física, psicológica, maus tratos e abandono. Os casos são acompanhados pela Secretaria de Assistência Social e por órgãos policiais.

Tribuna Livre

Tribuna Livre é um espaço de 20 minutos no começo das sessões ordinárias das quartas-feiras, que é aberto a entidades legalmente constituídas. A cada sessão, até duas entidades podem se apresentar pelo tempo de 10 minutos cada uma.

Quer falar de sua causa na Tribuna Livre? Veja como proceder.

Texto: Jornalismo CVJ, por Sidney Azevedo / Foto: Nilson Bastian

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br