• Recesso de Julho de 2018
  • WhatsApp

Painel exibindo o Ideb nas escolas públicas municipais é matéria de lei aprovada

Durante sessão ordinária desta noite (12), foi aprovado em primeiro turno o projeto de lei ordinária 235/2015, de autoria do vereador Fábio Dalonso (PSD), que determina que todas as escolas públicas municipais fixem painel exibindo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) junto a sua entrada principal. A proposta provocou discussão entre os vereadores, fazendo com que a educação joinvilense se tornasse pauta, e a relevância da mesma fosse reconhecida.

Para o vereador Odir Nunes (PSDB), o projeto veio para balizar o conhecimento do povo brasileiro, e principalmente do jovem. “Acho esse projeto salutar, pois faz com que os pais também se envolvam na qualidade de ensino dos seus filhos.”, avalia. Entretanto, a competitividade que poderá ser proveniente desta publicação, também foi ponderada. “O governo terá que regulamentar a maneira exata desse registro, para assim dar o devido estímulo para a escola e de fato ajudar na melhoria da qualidade escolar. Afinal, muitos pais e alunos não sabem a importância e nem o significado do Ideb.”, pondera o vereador Maurício Peixer (PR).

O Ideb é calculado com base no fluxo escolar (taxa de aprovação, reprovação e abandono) e o desempenho de estudantes fundamentalmente nas disciplinas de português e matemática. A última avaliação foi realizada em 2015, e Joinville encontra-se com o índice de 7.0 para o 4º e 5º ano e 5.7 para o 8º e 9º, quando analisando as redes municipais. O valor referência é 6.0, deixando a educação joinvilense em situação de atenção.

A proposta seguirá para a comissão de redação para elaboração de redação final, conforme dispõe o art. 75, do Regimento Interno.

 

Texto: Jornalismo CVJ, por Lydia Camargo.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br