• Audiência Pública
  • Sessão Especial 30/05/2018
  • Audiência Pública

Pedala Joinville convida para Semana da Bicicleta e cobra carta compromisso

O presidente do Movimento Pedala Joinville, Roberto Andrich, usou a Tribuna Livre desta quarta-feira (28) para falar sobre a programação da Semana Municipal da Bicicleta e cobrar o cumprimento de propostas da carta compromisso com a mobilidade ativa por bicicleta em Joinville. 

Semana Municipal da Bicicleta

A Semana Municipal da Bicicleta foi aprovada em 2013 pela Câmara de Vereadores de Joinville e é realizada todo ano de 3 a 9 de março. Uma das atividades da Semana da Bicicleta deste ano é o Pedal de abertura, que está marcado para sábado (3), saindo às 9 horas do Centreventos Cau Hansen em direção à Associação Recreativa da Polícia Militar. Na próxima segunda-feira (5) será exibido o documentário “As Bicicletas e a Cidade”, no Plenarinho da Câmara de Vereadores, às 19h30. De acordo com Andrich, o vídeo mostra a retrospectiva histórica dos motivos para Joinville ser conhecida como cidade das bicicletas. Também está marcado, para dia 7 de março, o Papo de Ciclista, com a cicloativista Renata Falzoni. O evento acontece às 19h30 no Plenário da Câmara.

Carta Compromisso

Roberto Andrich também cobrou o cumprimento das propostas da carta compromisso com a mobilidade ativa por bicicleta em Joinville, documento que, segundo o presidente do Pedala Joinville, foi assinado pelo prefeito da cidade. Andrich destacou que um dos compromissos da carta é não reduzir trechos de ciclovias ou ciclofaixas já existentes em detrimento dos carros e citou o caso da rua Plácido Olímpio de Oliveira, onde segundo ele, em 2017 havia sido implantada uma ciclofaixa, que, no entanto, teria sido removida no início desse ano. De acordo com o presidente do movimento, a justificativa da Prefeitura é a alta demanda por vagas de estacionamento para carros no local. Roberto afirmou que o Movimento Pedala Joinville não aceita essa justificativa e que a ciclofaixa fazia uma interligação importante entre o Atiradores e o Boa Vista. O presidente do Pedala Joinville finalizou pedindo o apoio dos vereadores para reverter a situação.

Tribuna Livre

Tribuna Livre é um espaço de 20 minutos no começo das sessões ordinárias das quartas-feiras, que é aberto a entidades legalmente constituídas. A cada sessão, até duas entidades podem se apresentar pelo tempo de 10 minutos cada uma.

Quer falar de sua causa na Tribuna Livre? Veja como proceder.

Textp: Jornalismo CVJ, por Marina Bosio / Foto: Nilson Bastian

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br