• Sessão Solene
  • WhatsApp
  • República
  • 150 anos
  • Audiência Pública
  • Sessão Especial
Imprimir
PDF

Cultura popular e simplificação de impostos são defendidas na Tribuna Livre

Por Marina Bosio.

A Tribuna Livre desta quarta-feira (14) teve dois temas: o Dia de Liberdade de Impostos (DLI), defendido pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem, Artur Caminha, e a cultura pop, oriental, nerd, geek e gamer para todas as idades, pelo organizador do evento Hanamachi, Roger Bezerra Candido.

O coordenador do Hanamachi, Roger Bezerra Candido, apresentou dados sobre o evento (o termo japonês, trazudido, significa “cidade-flor”, alusão ao título de “cidade das flores” de Joinville). O evento existe desde 2011, ano em que reuniu 1,8 mil pessoas. Na edição de 2016, estimadas 5 mil pessoas estiveram nos dois dias do evento. Desse público, 22% era de caravanas vindas de outros municípios, disse Candido.

Realizado em novembro, durante a primavera, uma das características do eventos é a série de concursos, incluindo os de música de animes (desenhos animados de origem japonesa), de k-pop (música pop coreana) e de cosplay (que reúne fantasia e interpretação de personagens fictícios).

Competições de jogos eletrônicos (ou e-sports, como também são conhecidos) estão também nas atrações do evento e isso motivou o empresário do ramo imobiliário Roland Bublitz a falar sobre a importância que os eventos do gênero têm. “Há ginásios nos Estados Unidos em que os jogos eletrônicos já põem mais gente que o esporte tradicional”, disse.

Já o presidente da CDL Jovem falou sobre a campanha de conscientização política da instituição sobre os impostos e defendeu a realização de troca de informações entre a CDL Jovem e os parlamentares. Uma das ideias defendidas por Caminha foi a da simplificação da carga tributária, o que, conforme ele, levaria à atração de mais negócios para o país.

Tribuna Livre

Tribuna Livre é um espaço de 20 minutos no começo das sessões ordinárias das quartas-feiras, que é aberto a entidades legalmente constituídas. A cada sessão, até duas entidades podem se apresentar pelo tempo de 10 minutos cada uma.

Texto: Jornalismo CVJU, por Marina Bosio / Foto: Sabrina Seibel

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br